Lucas Benevides - Cisp (1)

Cisp. Foto/Divulgação: Lucas Benevides

Após o monitoramento das câmeras do Cisp, a ação integrada aconteceu com a Polícia Civil e a PM

O sistema de Cercamento Eletrônico da Prefeitura de Niterói foi fundamental para a prisão de quatro integrantes de uma quadrilha especializada em roubos de veículos, na manhã desta segunda-feira (29), no bairro Pé Pequeno, na Zona Sul da cidade. A ação foi fruto de uma parceria entre os setores de Inteligência do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), que monitorou os veículos, a Polícia Civil e a equipe de Busca P2 do 12º BPM. A prisão foi realizada por policiais da 76ª DP (Centro). Desde sua implementação, em 2019, o cercamento já auxiliou na recuperação de mais de 739 veículos ou contribuiu diretamente para a elucidação de diversos crimes complexos. Na ação de hoje, motos e veículos foram recuperados.


Na ação de hoje, os agentes identificaram que diversos roubos recentes na cidade vinham sendo cometidos pela mesma organização criminosa, que atuava em diferentes bairros. Cada setor de inteligência realizou um tipo de investigação até que as informações fossem confrontadas e confirmadas por meio dos portais do cercamento eletrônico e das câmeras de monitoramento, operadas por guardas municipais no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp).

As imagens analisadas mostraram que a quadrilha chegou a atuar com um veículo Peugeot preto, que passou pelo cercamento com placas diferentes, oriundas de outros veículos roubados. Uma motocicleta sem placa também era utilizada pelos criminosos.

Na ação integrada da Polícia Militar e da Polícia Civil, as equipes montaram um cerco tático e realizaram uma operação rápida e sem confronto. Durante a ação, foram recuperadas e apreendidas quatro motocicletas, um veículo automotor, uma arma de fogo, um carregador alongado de pistola, quatro rádios transmissores e material entorpecente.

Entre os veículos apreendidos, dois eram roubados: uma motocicleta Yamaha FZ azul, com registro de ocorrência na 76ª DP, e um Peugeot 208 preto, também com registro de roubo na mesma delegacia.

Os quatro presos possuem anotações criminais por tráfico de drogas. Após a ação, eles foram conduzidos, juntamente com todo o material apreendido e os veículos recuperados, para a 76ª DP (Centro), onde a ocorrência foi registrada e os suspeitos autuados em flagrante.

Este caso ilustra mais um resultado concreto do modelo de segurança pioneiro adotado pela cidade, com o Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), que alia tecnologia de ponta, garantindo monitoramento constante e integração com as forças de segurança municipais, estaduais e federais, além do Poder Judiciário. Entre as câmeras inteligentes do cercamento, o Cisp conta com mais de 600 dispositivos de segurança e um setor de inteligência que monitora a cidade 24 horas por dia.

O Sistema de Cercamento Eletrônico registra cerca de 35 milhões de passagens de veículos por mês em todas as regiões da cidade. Os veículos podem passar várias vezes pelo mesmo portal, mas só são registrados quando há algum tipo de pendência no sistema — como furto, roubo, clonagem ou envolvimento em crimes em tempo real.

O sistema é acionado apenas quando identifica veículos cadastrados como roubados, furtados, clonados ou envolvidos em crimes, como roubos a residências — uma modalidade que, segundo a inteligência do Cisp, vem crescendo, embora ainda não esteja totalmente quantificada.

O centro já realizou mais de 5 mil exportações de imagens para auxiliar investigações da Polícia Civil e processos do Tribunal de Justiça. O modelo de segurança adotado por Niterói se tornou referência nacional e é constantemente visitado por representantes de outros municípios e estados interessados em conhecer seu funcionamento de perto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *