Foto/Divulgação: Corroh Gomes
A Praia de São Francisco, em Niterói, será o ponto de partida para o maior evento de canoa polinésia do mundo. Pela primeira vez realizado no Brasil no formato maratona, o Campeonato Mundial de Va’a 2025 reunirá mais de 819 atletas de 26 países, celebrando esporte, cultura e conexão com o mar.
A cerimônia de abertura acontece no dia 15 de agosto, às 19h, com entrada gratuita e uma programação especial que inclui shows, praça de alimentação e expositores. No dia seguinte, 16 de agosto, a partir das 7h, começam as disputas oficiais que vão até o dia 20.
“Receber o Mundial de Va’a em Niterói é um marco para a nossa cidade! Como praticante apaixonada pela canoa, ver atletas de tantos países remando aqui será emocionante. Esse evento coloca Niterói no mapa mundial da modalidade, valoriza nossos clubes, inspira novos praticantes e mostra como o esporte pode unir culturas, impulsionar a economia e promover saúde e inclusão”, disse a vice-prefeita, Isabel Swan.
As provas serão realizadas em percursos que chegam a 24km, com largada na Baía de Guanabara e passando pela Praia de Piratininga e voltando para São Francisco, em um trajeto que desafia os atletas e encanta o público com as belezas naturais de Niterói.
Masculino:
Luan dos Reis – V1 Júnior 16
Kaique Passos – V1 Júnior 19
Equipe Brasil V6 – Júnior 19, Master 40 e Master 50
Mauro Fernandes – V1 Master 50
Feminino:
Luana Vitorazo – V1 Open
Nina Peres – V1 Júnior 19
Marta Terra – V1 Master 50
Equipe Brasil V6 – Master 40
Mais do que uma competição, o Mundial será um grande festival à beira-mar. O público poderá aproveitar uma estrutura completa com praça de alimentação, feira de expositores, atividades culturais e shows durante toda a semana do evento.
Fonte: Fabrizio Gallas-Gallas Press

