
Foto/Divulgação: Fabio Guimarães
Evento aconteceu no Clube Mauá e foi aberto ao público
Muita emoção e uma chuva de medalhas marcaram as finais femininas do Campeonato Brasileiro de Handebol Master, nesta manhã de domingo (19), no Clube Mauá, localizado no bairro Estrela do Norte. Foram realizadas duas finais femininas: uma na categoria 50+ e outra na categoria 40+ e os times cariocas levaram a melhor em ambas as partidas. O evento foi aberto ao público e com entrada gratuita.
O time Rio de Janeiro Master- RJ 50+ venceu o Distrito Federal- DF 50+ por 16 a 8. No time vencedor, estava a gonçalense Maria José Sales, a Zezé, uma das maiores jogadoras de handebol do Brasil, que já foi multicampeã estadual e medalhista dos Jogos Pan-Americanos. Além da medalha de campeã da competição com seu time, a gonçalense foi eleita a melhor armadora central e a melhor jogadora do campeonato em sua categoria.
O time Rio de Janeiro Master- RJ 40+ também venceu o time do Distrito Federal- DF da mesma categoria por 23 a 14. No time vencedor, atuou Idalina Mesquita, a Daly, gonçalenses que é tricampeã Pan-Americana. Além da medalha de campeã com o time, ela também venceu como a melhor jogadora do campeonato em sua categoria e como a melhor ponta esquerda.
Zezé e Daly são atletas responsáveis por treinar novos talentos no Projeto Superação no Handebol, da Secretaria de Esporte e Lazer, que visa formar atletas do handebol em quatro núcleos espalhados pela cidade. Portanto, além de vencedoras em quadra, elas são vencedoras na vida e espalham talento e carisma para as novas gerações do esporte.
“É muito emocionante ganhar dentro de casa, na minha cidade. O Clube Mauá representou a cidade de São Gonçalo por muitos anos no handebol. Foi tudo de bom! No Projeto Superação no Handebol, encontramos jovens motivados a trazer medalhas para a nossa cidade e é um orgulho para nós professores e para as famílias”, disse Zezé.
“Essa vitória hoje foi muito importante. Jogamos contra um time forte, foi um jogo equilibrado. Eu atuei por muitos anos no esporte, mas desde 2019, eu participo de competições master e foi legal ver São Gonçalo recebendo uma competição como essa pela primeira vez. Estou muito feliz de estar na final dentro de casa, na quadra onde passei uma grande parte da minha vida, treinando e competindo. Para além disso, estamos realizando a descoberta de novos talentos com o Projeto Superação, futuros atletas que podem levar o nome da nossa cidade pelo país”, destacou Daly.
Além delas, Anderson Armond e Marcus Vinícius Silva também foram convocados para a competição. Ambos os atletas também são professores do Projeto Superação no Handebol.
Sobre o campeonato – O Campeonato Brasileiro de Handebol Master foi promovido pela Confederação Brasileira de Handebol e pela Federação de Handebol do Rio de Janeiro e contou com o apoio da Secretaria de Esporte e Lazer da Prefeitura de São Gonçalo. O evento teve como objetivo valorizar o legado das gerações que fizeram história nas quadras e celebrar a amizade e a paixão pelo handebol. Os jogos do campeonato tiveram início no dia 16 de outubro.
“Nós, da Secretaria de Esporte e Lazer, sob a liderança do secretário Bruno Porto, temos uma filosofia de trazer grandes eventos para São Gonçalo. Já fizemos diversos eventos, como de kickboxing, e teremos outras grandes competições em São Gonçalo até o final do ano. São Gonçalo é um celeiro de talentos no handebol. Pensando nisso, incentivamos esse campeonato, buscando recuperar a potência do esporte na cidade. É incrível ver toda essa potência e a conquista dos troféus, incentivando também os jovens”, disse Alex Santos, subsecretário de Esporte e Lazer.