Evento apoiado pelo Governo do Estado contou com mais de 40 mil participantes que percorreram de 5 a 63Km passando por cenários incríveis do Rio
A 21ª Maratona do Rio tomou conta do Aterro do Flamengo, na Zona Sul da capital fluminense, neste fim de semana. Em meio ao feriado de Corpus Christi, mais de 40 mil atletas profissionais e amadores participaram de um dos maiores e mais antigos circuitos de corrida da América Latina. Realizado em parceria com o Governo do Rio, pela Secretaria de Esporte e Lazer e a Lei estadual de Incentivo ao Esporte, o evento contou com percursos que tiveram como cenário paisagens naturais incríveis, como o Pão de Açúcar e as praias do Leblon, Ipanema, Copacabana, Botafogo e Flamengo. De acordo com estimativas dos organizadores, 67% dos inscritos vieram de fora do Rio; 50,2% deles participaram do evento pela primeira vez; na rede hoteleira, previsão de ocupação de mais de 80%.
– A Maratona do Rio foi um sucesso. Uma prova realizada pela Lei estadual de Incentivo ao Esporte, que recebe pessoas do Brasil inteiro e de outros países também, mais de 60% vieram de fora do Rio. Foram mais de 40 mil inscritos em todas as categorias, a cidade cheia, gerando oportunidades de esporte, de lazer e também de trabalho para muitos setores da economia. Parabéns aos organizadores, a todos os atletas que participaram, seja do Rio ou de fora. Esse evento já faz parte do calendário esportivo dos grandes eventos do estado, e no ano que vem tenho a certeza de que será ainda melhor – avaliou o secretário estadual de Esporte e Lazer, Rafael Picciani.
Foram cinco provas em dois dias diferentes, sábado e domingo, dias 10 e 11 de junho. No sábado, largaram os corredores da prova mais curta, de 5K, e os inscritos para a meia-maratona de 21K. Já neste domingo foi a vez de quem correu os 10K e de quem encarou o circuito completo de 42K. As provas mais longas permitiram que os corredores passassem por pontos da Zona Sul e também do Centro, encontrando pelo caminho pontos turísticos urbanos como o Museu Histórico Nacional e o Museu do Amanhã.
– Viemos para a Maratona do Rio especialmente para viver o calor da cidade maravilhosa – disse o analista de dados Franco Hatzerian, que veio de Buenos Aires, na Argentina, acompanhado de mais três amigos.
Nesta edição, a Arena Maratona com Arte trouxe para o públicos um verdadeiro festival de música gratuita para divertir e relaxar. Entre as apresentações, Mart’nália, que fez show no sábado, ao lado do Carrossel de Emoções. No domingo, foi a vez de Toni Garrido e do Samba Independente dos Bons Costumes. Mas a animação esteve presente já no período de entrega dos kits, que teve início na última quinta-feira (8). Em pontos estratégicos do percurso alguns dos blocos mais badalados do Carnaval do Rio se apresentaram, como Boitatá, Céu na Terra, Bloco das Tubas, Me Enterra na Quarta e 442.
– Está é a prova mais bonita que já corri. Já estou na terceira de viagem longa, já passei por Floripa, Porto Alegre, mas a do Rio de Janeiro não tem como, é a mais bonita – afirmou o músico e atleta amador João Pedro Soares, que veio de São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, para correr 21k na Maratona do Rio.
O queniano Josphat Kiprotch foi o vencedor da prova geral masculina. A atleta etíope Zinash Debebe, da feminina. Mas teve brasileira no pódio também: Amanda Aparecida de Oliveira levou o terceiro lugar.