No ano passado, as unidades especialistas em baixa complexidade registraram centenas de atendimentos envolvendo casos graves como agressões físicas, acidentes de moto e carro, embriaguez, quedas e ferimentos por arma de fogo. A previsão é de que o número de atendimentos mantenha a tendência de crescimento observada nos últimos anos. A expectativa é que as medidas adotadas contribuam para minimizar os impactos da alta demanda e garantam um atendimento eficaz para todos os que necessitarem dos serviços de saúde no município.
A diretora-geral da UMPA de Pacheco, Jane Kelen Rodrigues, destacou a importância desse planejamento para garantir a qualidade e rapidez no atendimento aos pacientes, especialmente os que chegam às unidades com múltiplos traumas. “O período de festas e férias é sempre marcado por um aumento expressivo no número de atendimentos. Observamos que, além de emergências comuns, como problemas respiratórios e quadros infecciosos, também lidamos com casos mais graves, envolvendo acidentes de trânsito e episódios de violência urbana”, afirmou.
A medida visa garantir que os pacientes recebam atendimento ágil e eficaz, mesmo em um período que historicamente apresenta aumento na procura por serviços de emergência devido a acidentes, doenças sazonais e intercorrências de saúde típicas das festividades. A UMPA de Nova Cidade também adotou medidas semelhantes e, segundo a coordenação da unidade, há também um reforço na equipe médica e de enfermagem.
Além disso, ambas as UMPA’s mantêm plantões 24 horas para atender à população de São Gonçalo e região. As unidades também alertam a população sobre os cuidados necessários para evitar acidentes e preservar a saúde durante as festas. A conscientização, aliada ao trabalho eficiente das equipes de saúde, pode contribuir para reduzir a sobrecarga nas unidades e melhorar a segurança de toda a sociedade.
Fonte: Rodrigo da Matta
Assessor de Imprensa da Prima Qualitá Saúde