Foto: Divulgação
Duas décadas após se tornar a primeira universidade do país a implementar o sistema de cotas raciais e sociais, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) se prepara para viver um momento histórico: o 1º Encontro de Cotistas Egressos da Uerj, que acontece no dia 27 de novembro, no Campus Maracanã, das 14h às 20h. O evento celebra as trajetórias e conquistas de quem abriu caminho para uma universidade mais diversa e democrática.
A programação tem início no Auditório da Reitoria, com mesas que reúnem cotistas, autoridades e parlamentares para debater o impacto das políticas afirmativas e as trajetórias de ex-alunos que marcaram a história da Uerj. O encerramento acontece às 18h30, no Teatro Noel Rosa, com cerimônia e coquetel para reunir os participantes em uma grande confraternização.
“A política de cotas é uma das experiências mais transformadoras da educação pública no país. Ela abriu portas para milhares de estudantes que foram os primeiros de suas famílias a chegar ao ensino superior. Este encontro não olha apenas para o passado, mas reafirma o compromisso da Uerj com o futuro de uma universidade mais diversa, democrática e popular”, afirma Daniel Pinha, pró-reitor de Políticas e Assistência Estudantis da Uerj.
As inscrições são gratuitas, com possibilidade de participação nos grupos temáticos e solicitação de acolhimento infantil. Interessados em participar podem preencher o formulário disponível em: https://l1nk.dev/syO83
Mais do que uma celebração, o evento inaugura uma nova fase da política afirmativa na Uerj, com a criação de Grupos de Trabalho Temáticos dedicados a Mercado de Trabalho, Educação Continuada e Memória Política Afirmativa, espaços que buscam fortalecer redes de apoio, oportunidades e memória coletiva entre cotistas.
Pioneirismo entre as universidades brasileiras
A Uerj foi pioneira na implementação de políticas de ação afirmativa, se tornando a primeira universidade do país a instituir cotas sociais e raciais. Em função da Lei nº 8121, de 27 de setembro de 2018, o sistema de cotas da Universidade se difere das instituições federais. Uma das diferenças é que o candidato deve comprovar sua condição de carência socioeconômica, dessa forma, possibilita que pessoas de camadas sociais menos favorecidas tenham mais chances de ingressar no ensino superior.
Atualmente, a Uerj é uma das universidades mais inclusivas do país, contando com uma ampla política de assistência à permanência estudantil. De 2003 a 2024, mais de 32 mil candidatos ingressaram na Universidade através das cotas.
SERVIÇO:
1º Encontro de Cotistas Egressos da Uerj
Data: 27 de novembro (quinta-feira)
Horário: 14h às 20h30
Local: Auditório da Reitoria/Teatro Noel Rosa – COART
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) – Campus Maracanã
Rua São Francisco Xavier, 524
Inscrições: https://l1nk.dev/syO83
Programação:
14h – Mesa 1: Trajetória de Egressos da Uerj (Auditório da Reitoria)
16h – Mesa 2: 20 anos de Política de Ações Afirmativas: O Impacto das Cotas (Auditório da Reitoria)
18:30 – Solenidade de Encerramento (Teatro Noel Rosa)
Fonte: UERJ
