uerj

Foto: Divulgação

São 1.313 vagas para início em 2026, distribuídas entre as duas modalidades de ingresso

 

A partir desta sexta-feira, 15 de agosto, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) abre as inscrições para o processo seletivo de Transferência Externa Facultativa (TEF) e Aproveitamento de Estudos (AE) de 2026. São 711 vagas para a primeira modalidade e 602 para a segunda, em cursos de graduação presenciais no Rio de Janeiro, Petrópolis, São Gonçalo, Nova Friburgo, Resende e Duque de Caxias, além da modalidade de Educação à Distância (EaD), com polos em Belford Roxo, Magé, Paracambi e Petrópolis. As inscrições vão até 4 de setembro.

As vagas de TEF destinam-se a estudantes de outras instituições de ensino superior que desejem ingressar no mesmo curso ou em outro de área afim, mediante classificação no processo seletivo e disponibilidade de vaga. O Aproveitamento de Estudos é voltado a graduados em outro curso ou no mesmo curso, mas em habilitação ou titulação diferente, incluindo curso superiores de tecnologia, também sujeito a classificação e à existência de vaga no curso pretendido. 

As inscrições devem ser feitas pelo site www.vestibular.uerj.br, na seção TE AE 2026, onde é possível acessar o edital e anexos, com cronograma, orientações, especificações das vagas e link para o sistema de candidatos. A taxa de inscrição é de R$150,00. O processo seletivo terá duas etapas: prova objetiva e análise de documentação (comprobatória e de isenção de disciplinas). A prova será aplicada em 21 de setembro, no campus Maracanã da Uerj. A sala e o horário de realização serão informados no Cartão de Confirmação de Inscrição do candidato.

Sistema de cotas
Do total de vagas, 45% são reservadas a candidatos comprovadamente carentes, conforme a Lei Estadual 8.121/2018, sendo:
–  20% para negros, indígenas e quilombolas
–  20% para estudantes de ensino médio da rede pública
– 5% para pessoas com deficiência, filhos de policiais civis, militares e penais, e de bombeiros militares, mortos ou incapacitados pelo serviço.

Os interessados em concorrer às vagas reservadas devem ler atentamente o Anexo 7 do edital, que traz instruções específicas. É necessário apresentar documentação comprobatória de pertencimento a um dos grupos contemplados pelo sistema de cotas e atender à condição de carência socioeconômica (renda per capita mensal bruta igual ou inferior a R$ 2.277,00). 

Todos os candidatos às vagas reservadas terão seus documentos analisados. No caso das cotas raciais, será realizada avaliação pela Comissão Permanente de Validação da Autodeclaração (CPVA), que inclui análise documental e entrevista presencial. Candidatos com autodeclaração indeferida seguirão concorrendo às vagas de ampla concorrência.

SERVIÇO
Processo seletivo de Transferência Externa Facultativa e Aproveitamento de Estudos 2026
– Período de inscrições: 15/08/2025 a 04/09/2025  —  www.vestibular.uerj.br
– Pagamento da taxa de inscrição: até 05/09/2025 (rede bancária e casas lotéricas)

– Edital, anexos e sistema de inscrição: https://www.vestibular.uerj.br/?p=15932
– Atendimento ao candidato: te-ae.uerj@dsea.uerj.br


Fonte:Uerj

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *