
Foto/Divulgação
Tribunal foi o ganhador da categoria “Conteúdo Tutorial” do Prêmio Social Media Gov

A premiação reconheceu a excelência e inovação da estratégia digital adotada pelo TRE-RJ, que se destacou entre os finalistas — como o Governo do Brasil, Governo do Rio Grande do Sul, Inep e TST — ao produzir conteúdos acessíveis, criativos e com alto engajamento.
Entre os principais destaques está um vídeo tutorial que ensina como votar, publicado no TikTok, que ultrapassou a marca de 6 milhões de visualizações, tornando-se um dos conteúdos mais bem-sucedidos da Justiça Eleitoral nas redes sociais.
O TRE-RJ foi representado na solenidade pelo chefe da Seção de Campanhas e Mídias Sociais (Secamp), Leandro Lamarão. Coordenador de Comunicação Social da Justiça Eleitoral do Rio de Janeiro, Stéfano Salles entende o prêmio como a confirmação de uma mudança de paradigma.
“O resultado consolida os efeitos de uma abordagem de comunicação que compreende as necessidades do eleitor e abraça os padrões, linguagens e tendências das redes sociais, em busca de resultados de alto impacto para as mensagens e os valores institucionais”, avalia.
Em 2024, o TRE-RJ também foi o tribunal eleitoral com maior engajamento nas redes sociais e o terceiro colocado no ranking geral do Poder Judiciário, com mais de 1,4 milhão de interações no período, consolidando-se como referência em comunicação digital no setor público.
O Prêmio Social Media Gov avalia iniciativas com base em critérios como impacto social, relevância coletiva e desempenho nas plataformas digitais.