Segundo o Banco Central (BC), desde a sua criação, o sistema já conta com mais de 100 milhões de usuários. A plataforma de pagamento instântaneo se tornou a com maior adesão no mundo. Para Leandro Vilain, diretor de inovação da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), o Pix pode estar se tornando “um dos maiores programas de inclusão financeira que o país já viu”. Em São Paulo, um projeto social visa a fornecer marmitas para idosos na zona leste da cidade. O Pix, por sua vez, fez com que mais pessoas pudessem contribuir com doações.
O Pix, sistema de pagamento instantâneo, completa um ano nesta 3ª feira (16.nov) com uma novidade. Como medida para conter os assaltos, as transações consideradas suspeitas ficarão suspensas por 72 horas.
A plataforma, no entanto, chamou a atenção dos criminosos. Nesta 2ª feira (15.nov), quatro assaltantes foram detidos na zona leste de São Paulo após invadirem uma residência. No imóvel, três moradores, uma mulher e dois idosos, foram mantidos reféns. Segundo a polícia, o idoso foi ameaçado, e a mulher, agredida. Os assaltantes exigiam que ela transferisse dinheiro por meio da plataforma de pagamentos. Os criminosos tentaram fugir, mas foram detidos pela polícia. Fonte BC e SBT