
Gabrielzinho do Irajá é atração no Candongueiro. Foto/Divulgação
Neste sábado (27), às 20h, o Candongueiro abre as portas para festejar o partido alto, com entrada franca, no Rio do Ouro, em Niterói. Três grandes partideiros da atualidade, Gabrielzinho de Irajá, Marquinho China e Fernando Procópio, vão fazer as honras da casa, no projeto Tocando o Meu Candongueiro.
O diretor artístico do Candongueiro, o músico Ivan Mendes, diz que o projeto busca manter e divulgar a força do partido alto, do samba-enredo e do samba de terreiro como matrizes do Rio de Janeiro.

Gabrielzinho de Irajá gosta de se apresentar como cantor de samba de raiz e versador desde garoto. Cria de Pilares e do Cacique de Ramos, o cantor e compositor Marquinho China também é professor de história. Da quarta geração de uma família de sambistas ligados à Portela e ao Império Serrano, Fernando Procópio compõe conectado com às mudanças sociais.

A roda de sábado vai marcar também a comemoração do recente reconhecimento oficial do Candongueiro como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Rio.
Essa será a segunda edição do projeto Tocando Meu Candongueiro: Salvaguarda do Samba do Estado do Rio de Janeiro, que tem fomento do Governo Federal e do Ministério da Cultura, através da Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural, e é uma realização do Campus Avançado e do Candongueiro, com assessoria de produção da Realize Cultura.
A retirada dos ingressos pode ser feita através do Sympla. O Candongueiro fica na Rodovia Prefeito João Sampaio, 1154 (@candongueiro.oficial).
Fonte: Renato Guima