Rafaella Oliveira Santos Rabello da Silva, aluna do Colégio Estadual Abdias Nascimento, de Mesquita, conquistou medalha de ouro no judô
Esporte e educação, uma dobradinha fundamental para a construção de um mundo melhor. Com esse ideal, está sendo realizada a 4ª edição dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), evento esportivo que reúne estudantes de todo o país, em Recife (PE), até o dia 3 de outubro. E a equipe da rede estadual do Rio de Janeiro já conquistou uma medalha de ouro no judô com a aluna Rafaella Oliveira Santos Rabello da Silva, de 13 anos, do Colégio Estadual Abdias Nascimento, em Mesquita.
Mais de nove mil pessoas, entre estudantes-atletas, técnicos, professores, voluntários e árbitros, além de chefes de delegação e autoridades, participam da competição, uma parceria entre o Ministério do Esporte e a Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE). Ao todo, são disputadas 18 modalidades, como atletismo, basquete, ciclismo, futsal, ginástica artística, handebol, judô, karatê, natação, taekwondo, tênis de mesa e vôlei.
– O esporte corrobora para a melhoria da qualidade de educação. Mais de 60 quadras foram reformadas e cobertas. A gente precisa acreditar nos nossos estudantes. E sabemos que isso ajuda nas melhorias de resultados também na aprendizagem. Fui medalhista nos Jogos Escolares da minha época e sei o que significou na minha vida em termos de disciplina e foco. Que estes jovens atletas possam sempre nos ajudar a construir uma juventude melhor para o estado do Rio de Janeiro – ressaltou a secretária de Educação, Roberta Barreto.
Um dos destaques da delegação fluminense, a jovem Rafaella Oliveira superou diversas adversárias para faturar o ouro no judô, na categoria até 40 kg.
— Estou muito emocionada e feliz. Foi um orgulho muito grande representar a Seeduc no JEBs. Essa foi a competição mais importante de que participei. Estar nos Jogos foi importante para mim, principalmente pelo aprendizado que tive. Treinei bastante para conquistar esse resultado e agradeço muito a minha escola e a minha equipe de Judô — comemorou a jovem campeã, estudante do 8º ano do Ensino Fundamental.
O Time-RJ, que representa o Estado do Rio na 4ª edição dos JEBs, conta com 259 integrantes, sendo 207 atletas, 39 técnicos e 11 dirigentes. Os estudantes-atletas foram classificados nas seletivas dos Jogos Escolares do Rio de Janeiro (JERJ). Os integrantes da equipe receberam kits completos, com mochila, casaco, calça, blusas, bermuda, meias, tênis e garrafa squeeze. Os atletas que apresentarem os melhores desempenhos em Recife podem, futuramente, se candidatar ao Bolsa Atleta RJ, programa do Governo do Rio que concede bolsas de R$ 500 a R$ 5 mil para apoiar o desporto fluminense.
Foto/Divulgação: JEB-Rafaela_1
O Governo do Rio garantiu as inscrições e passagens aéreas para os estudantes. Além do suporte logístico, os competidores contaram com a assistência de uma equipe multidisciplinar, composta por psicólogos, fisioterapeutas e técnicos especializados, com objetivo de garantir a preparação física e mental dos jovens.
— Esses atletas são o futuro do nosso país e evidenciam que podemos construir uma juventude melhor para o estado do Rio de Janeiro — destacou a secretária.
Os Jogos Escolares Brasileiros têm como objetivo promover a prática esportiva, a integração social e a valorização do esporte educacional, auxiliando na formação dos estudantes atletas e na descoberta de novos talentos esportivos, tornando-se, assim, a maior competição escolar do país. Este ano, o evento está sendo seletiva para os Jogos Escolares Sul-Americanos, que acontecerão na Colômbia, e para a ISF Gymnasiade Sub-15, que será realizada em 2025 na Sérvia.
Fonte: Seeduc-RJ