
Foto/Divulgação: Imma Agência
Advogada carioca Gabriella Sá explica como visto de nômade digital pode acelerar o caminho para a nacionalidade espanhola
O termo “nômade digital” cresceu 43% nas buscas em 2024, e uma pesquisa internacional aponta que, até 2035, o mundo poderá ter 1 bilhão de nômades digitais. No cenário dos brasileiros que sonham em viver fora do país, a Espanha vem despontando como destino favorito, especialmente com o visto de nômade digital — que pode abrir caminho para a nacionalidade espanhola em apenas dois anos de residência legal.
Para entender esse fenômeno, conversamos com Gabriella Sá, advogada de imigração carioca com mais de 5 anos de experiência, que já ajudou mais de 3.000 pessoas a realizarem o sonho de morar no exterior. Gabriella é referência no tema, atua como mentora para outros advogados de imigração e vive na pele o estilo de vida que defende: é nômade digital e trabalha de forma remota, ajudando clientes em diferentes partes do mundo.
“Ao contrário de Portugal, que vem dificultando o cenário imigratório, a Espanha está implementando regras que facilitam a entrada de imigrantes no país. Além de oferecer qualidade de vida e salários mais altos, os valores de aluguel costumam ser mais acessíveis em comparação às regiões centrais de Portugal”, explica Gabriella.
O visto de nômade digital espanhol é voltado para empregados de empresas estrangeiras, prestadores de serviço com clientes internacionais e empreendedores digitais. O trabalho precisa ser 100% remoto e a renda mensal deve ser de, pelo menos, 200% do salário mínimo espanhol vigente.
Segundo Gabriella, esse tipo de visto é também uma porta de entrada para quem deseja se tornar cidadão espanhol:
“Quando o visto é aplicado diretamente na Espanha, há um prazo de até 20 dias úteis para análise. Se o governo não responder nesse prazo, o processo é concedido automaticamente. O requerente recebe um TIE — título de residência espanhol válido por 3 anos — e, após 2 anos de residência legal, brasileiros já podem aplicar para a nacionalidade espanhola, um dos caminhos mais rápidos no mundo para obter cidadania europeia.”
Com o crescimento do nomadismo digital e a busca por novas formas de viver e trabalhar, especialistas destacam que a Espanha se consolida como um dos destinos mais estratégicos para brasileiros. A combinação de vistos facilitados, custo de vida competitivo e possibilidade de naturalização em tempo reduzido reforça a tendência de que o país siga atraindo cada vez mais profissionais que desejam se estabelecer legalmente na Europa.
Fonte: Imma Agência