Rodado entre Recife e São Paulo, 6º longa de Kleber Mendonça Filho teve dez semanas de filmagens
Diretor de longas nacionais premiados, como “Aquarius”, “O Som ao Redor” e “Retratos Fantasmas”, Kleber Mendonça Filho acaba de finalizar as filmagens de seu novo projeto, “O Agente Secreto”, protagonizado por Wagner Moura e estrelado por Maria Fernanda Cândido, Gabriel Leone, Isabél Zuaa, Rubens Santos, Laura Lufési, Alice Carvalho e grande elenco. O longa também marca o reencontro de Kleber com Udo Kier, Thomás Aquino, Suzy Lopes, Buda Lira, Carlos Francisco e Wilson Rabelo, que participaram de “Bacurau”, codirigido com Juliano Dornelles, visto por mais de 750 mil espectadores nos cinemas. Rodado entre Recife e São Paulo, o 6o longa de Kleber Mendonça Filho teve dez semanas de filmagens. O filme divulga três fotos de bastidores do cineasta e Wagner Moura, e uma com a produtora Emilie Lesclaux.
Com previsão de estreia nos cinemas em 2025 pela Vitrine Filmes, o longa é um thriller de suspense ambientado entre o Recife e São Paulo dos anos 70. Depois de dez anos, Wagner Moura volta a filmar no Brasil como ator, desta vez interpretando Marcelo, um especialista em tecnologia que chega no Recife em 1977 à procura de um pouco de paz, mas logo se torna um agente do caos na cidade.
Para Wagner Moura, “filmar ‘O Agente Secreto’ foi o resultado de uma longa espera para trabalhar com Kleber. Foi uma das melhores experiências que tive. Artisticamente, Kleber é gênio, pessoalmente, um cara massa demais; ele e todos os seus, essa gente foda de Pernambuco. Recife é tão importante na minha vida… eu, Lázaro, Vladimir e Gustavo ali meninos fazendo ‘A Máquina’ no Armazém 14. Fechou-se um ciclo e abriu-se, claro, outro. Porque essa relação, Kleber, Emilie, Recife, pra mim, é pra sempre.”
“Concluir as filmagens é sempre uma conquista, estamos nesse processo de produção desde janeiro, e agora concluindo os dois meses de filmagem. Agradeço ao grande artista e pessoa que é Wagner Moura, para quem escrevi o papel principal durante os últimos três anos. A todo o elenco marcante de 70 atores e atrizes, à equipe espetacular, à grande produtora que é Emilie Lesclaux, aos amigos que apoiaram sempre todo o processo. Que experiência forte foi rodar ‘O Agente Secreto’, comenta Kleber Mendonça Filho.
“O Agente Secreto” é uma coprodução internacional, com produção da CinemaScópio, e tem como coprodutora a francesa MK2 Films (“Anatomia De Uma Queda” e “A Pior Pessoa do Mundo), a alemã One Two Films e a holandesa Lemming, com distribuição no Brasil pela Vitrine Filmes.
SINOPSE
Brasil, 1977. Fugindo de um passado misterioso, Marcelo, um especialista em tecnologia, na casa dos quarenta, volta ao Recife em busca de um pouco de paz, mas percebe que a cidade está longe de ser o refúgio que procura.
ELENCO
Wagner Moura
Gabriel Leone
Maria Fernanda Cândido
Udo Kier
Hermila Guedes
Robério Diógenes
Alice Carvalho
Thomás Aquino
Rubens Santos
Carlos Francisco
João Vitor Silva
Isabél Zuaa
Laura Lufési
Tânia Maria
Ítalo Martins
Igor de Araújo
Suzy Lopes
Buda Lira
Geane Albuquerque
Wilson Rabelo
Roney Villella
Luciano Chirolli
FICHA TÉCNICA
Direção e roteiro: Kleber Mendonça Filho
Produção: Emilie Lesclaux
Diretora de Fotografia: Evgenia Alexandrova
Diretor de Arte: Thales Junqueira
Figurino: Rita Azevedo
Caracterização: Marisa Amenta
Som: Moabe Filho e Pedrinho Moreira
1º assistente de direção: Fellipe Fernandes
Produção executiva: Dora Amorim
Diretora de produção: Mariana Jacob
Distribuição: Vitrine Filmes
KLEBER MENDONÇA FILHO | Diretor e roteirista
Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco, Kleber Mendonça Filho tem um trabalho abrangente como crítico e programador. Foi responsável pelo setor de cinema da Fundação Joaquim Nabuco durante 18 anos, e escreveu para o Jornal do Commercio, no Recife, e outros veículos, como a Revista Continente e Folha de São Paulo. É diretor artístico do Janela Internacional de Cinema do Recife e curador-chefe do Cinema do Instituto Moreira Salles.
Como realizador, migrou do vídeo, nos anos 90, quando experimentou com ficção, documentário e videoclipes, para o digital e o 35mm na década de 2000. Seus curtas-metragens (“A Menina do Algodão”, “Vinil Verde”, “Eletrodoméstica” e “Recife Frio”) receberam mais de 100 prêmios no Brasil e no exterior.
Seu primeiro longa-metragem é o documentário “Crítico” (2008), realizado ao longo de nove anos. Em 2014, realizou “A Copa do Mundo no Recife”, documentário de 15 minutos feito para o Canal SporTV e Casa de Cinema de Porto Alegre.
“O Som ao Redor” (2012) foi seu primeiro longa de ficção, exibido em mais de 100 festivais internacionais, lançado comercialmente em 14 países, e vencedor de 32 prêmios. O filme foi o representante brasileiro no Oscar 2014 e considerado “Um dos 10 Melhores Filmes do Ano” pelo jornal The New York Times.
“Aquarius” (2016), seu segundo longa, teve uma carreira ainda mais prestigiosa, estreando na competição do Festival de Cannes e distribuído em mais de 100 países.
Em 2018, codirigiu e corroteirizou, ao lado de Juliano Dornelles, “Bacurau”, que estreou na competição do Festival de Cannes em maio de 2019 e ganhou o Prêmio do Júri.
Em 2023, voltou ao Festival de Cannes com o longa “Retratos Fantasmas”, que foi o representante brasileiro para concorrer a uma vaga no Oscar em 2024.
EMILIE LESCLAUX | Produtora
Emilie nasceu na França e criou, ao lado de Kleber Mendonça Filho, a CinemaScópio, em 2008. Nos últimos 13 anos, tornou-se uma produtora de destaque no Brasil, produzindo oito curtas-metragens, oito longas e uma série, “Delegado”, de Leonardo Lacca e Marcelo Lordello, ainda inédita, somando mais de 250 prêmios. Em 2019, “Bacurau”, dirigido por Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, ganhou o prêmio do Júri no Festival de Cannes. A sua produção, “Retratos Fantasmas”, de Kleber Mendonça Filho esteve no Festival de Cannes de 2023 e foi o representante brasileiro para concorrer a uma vaga no Oscar 2024. Ainda em 2023, o longa “Sem Coração” participou do Festival de Veneza. E em 2024, a sua coprodução “Sleep with your eyes open”, participou da Mostra Panorama do Festival de Berlim.
A Cinemascópio é uma produtora independente pernambucana, criada por Kleber Mendonça Filho e Emilie Lesclaux. Nos anos 2000, os curtas-metragens de Kleber, “A Menina do Algodão” (2003), “Vinil Verde” (2004), “Eletrodoméstica” (2005), “Noite de Sexta, Manhã de Sábado” (2006), “Recife Frio” (2009) e o documentário longa-metragem “Crítico” (2008) ganharam mais de 100 prêmios em festivais no Brasil e no exterior. Entre 2008 e 2015, a CinemaScópio também se destacou como uma das principais produtoras audiovisuais do Recife, produzindo ou coproduzindo filmes de jovens talentos, como Leonardo Sette (“Ocidente”, “Confessionário”), Tião e Nara Normande (“Sem-Coração”), Juliano Dornelles (“Mens Sana in Corpore Sano”) e Leonardo Lacca (“Permanência”). Em 2013, a CinemaScópio lançou o longa de ficção “O Som ao Redor”, de Kleber Mendonça Filho, selecionado em mais de 100 festivais e vencedor de 32 prêmios. O filme foi escolhido pelo The New York Times como um dos 10 melhores filmes do ano e representou o Brasil no Oscar. “Aquarius”, segundo longa de Kleber Mendonça Filho, estrelado por Sonia Braga, estreou na competição principal do Festival de Cannes em maio de 2016. Foi distribuído em mais de 100 países e ganhou 51 prêmios em festivais. “Bacurau”, codirigido por Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, estreou na competição do Festival de Cannes em maio de 2019 e ganhou o Prêmio do Júri. A CinemaScópio também é responsável pela realização do festival Janela Internacional de Cinema do Recife, que se tornou um dos eventos de cinema mais importantes do país desde sua criação, em 2008.
Desde 2010, a Vitrine Filmes já distribuiu mais de 250 filmes e alcançou milhares de espectadores apenas nos cinemas do Brasil. Entre seus maiores sucessos estão “Bacurau”, de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, Prêmio do Júri no Festival de Cannes 2019; “O Processo”, de Maria Augusta Ramos, que entrou para a lista dos 10 documentários mais vistos da história do cinema nacional; e “Druk: Mais Uma Rodada”, de Thomas Vinterberg, vencedor do Oscar® de Melhor Filme Estrangeiro em 2021.
Em 2020, a Vitrine Filmes iniciou um novo ciclo de expansão e renovação. Entre as iniciativas, está o lançamento da Vitrine España, que produz e distribui longas-metragens na Europa e o Vitrine Lab, curso on-line sobre distribuição cinematográfica, vencedor do prêmio de distribuição inovadora do Gotebörg Film Fund 2021. A criação, em 2022, do selo Manequim, focado na distribuição de filmes com apelo a um público mais amplo e, finalmente, a Vitrine Produções, braço estratégico para o desenvolvimento, produção e coprodução de títulos próprios. Neste sentido, o primeiro lançamento da casa foi o documentário “Amigo Secreto” (DocLisboa 2022), de Maria Augusta Ramos, e atualmente já conta com cinco projetos realizados e oito em desenvolvimento.
A Vitrine Filmes fechou o ano de 2023 com ótimos indicadores de retomada, alcançando os melhores resultados desde a pandemia. Entre as estreias do ano, estão filmes como “Nosso Sonho”, de Eduardo Albergaria, lançado pelo selo Manequim Filmes e que obteve a maior bilheteria entre os filmes nacionais do ano, com mais de 515 mil espectadores. Também figuram no catálogo anual a animação “Perlimps”, de Alê Abreu, o vencedor do Festival de Gramado, “Noites Alienígenas”, de Sérgio de Carvalho, e a indicação brasileira para o Oscar, “Retratos Fantasmas”, de Kleber Mendonça Filho, que fez mais de 80 mil espectadores em salas de cinema e é mais uma coprodução Vitrine Filmes. Mais de 20 filmes foram lançados pelo grupo no ano de 2023.
Fonte: Bia Hecht