16.11 O Messias (Foto Divulgação)

O Messias (Foto Divulgação)

Apresentação marca o encerramento de um ciclo à frente do grupo coral e celebra a força da música coletiva

A maestrina Talita Hasson realiza sua última apresentação como regente titular do Coral Alberto Hasson, com a 35, execução do clássico oratório O Messias, de Georg Frideric Handel. O concerto acontece no dia 16 de novembro, às 17h, no Theatro Municipal de Niterói, celebrando uma trajetória marcada por dedicação, inovação e excelência musical.

 

 

Reconhecida pela condução sensível e pela busca constante de qualidade artística, Talita Hasson encerra um importante capítulo na história do coral, que sob sua direção consolidou-se como uma das formações corais mais respeitadas da região.

Com coro, solistas e orquestra convidados, o espetáculo promete emocionar o público com uma leitura vigorosa e inspiradora de O Messias — obra-prima do repertório barroco que exalta temas de fé, esperança e redenção.

 

“Encerrar este ciclo com O Messias é profundamente simbólico. Essa obra representa a força da coletividade e o poder da música em transformar vidas”, afirma Talita Hasson.

A apresentação será também uma homenagem à trajetória da regente e ao legado artístico construído ao longo dos anos, celebrando a união entre a tradição coral e o compromisso com a formação cultural da comunidade.

Georg Friedrich Haendel se inclui entre os maiores compositores do estilo “Oratório” e é considerado pelos musicólogos como aquele que imprimiu ao gênero a maior dramaticidade. Os oratórios não requerem encenação nem figurinos característicos. Um narrador e um coro se incumbiam do texto e através destes se depreende a movimentação que a trama sugeria. Cenários também eram dispensados.

Com uma cuidadosa compilação de textos bíblicos, em estilo fluente, Haendel uniu uma música criteriosamente trabalhada, com recitativos, árias e coros. O Coral apresenta somente a primeira parte da obra que fala sobre o Advento relacionado ao Natal.

 

A Regência

Niteroiense, Talita Hasson bacharelou-se em Música Sacra pelo Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil. Diplomou-se em licenciatura pela Escola de Música da FEFIERJ e estudou regência na Escola de Música da UFRJ. Fez curso de aperfeiçoamento e regência coral com o Professor Vieira Brandão e estudou regência com o Maestro Isaac Karabtchewsky. Sua formação vocal deve-se à orientação recebida pelos professores: Yvone Zitta Esteves Lima, Boyd Sutton, Hora Diniz Lopes, Therezinha da Costa Schiavo. Atualmente é diretora artística do Espaço Musiart e do Encontro Gonçalense de Canto Coral; regente do Coral Cia. Villa-Lobos de Canto; e professora do Conservatório de Música do Estado do Rio de Janeiro.

 

O Coral

O Coral Alberto Hasson nasceu da iniciativa de Talita Hasson, diretora artística da Musiart, e que também atua como regente e preparadora técnica do grupo. O Coral já existiu com outros nomes, em 2017, com a morte do Professor Alberto Hasson, um grande incentivador e colaborador do Coral, todos os integrantes do coro decidiram homenageá-lo com o Coral Alberto Hasson.

O Coro já participou de inúmeros eventos na Universidade Federal Fluminense e em várias igrejas de Niterói. Apresentou-se em Encontros de Cantos Corais no Rio de Janeiro, São Gonçalo, Niterói, São Lourenço e Petrópolis. Há muitos anos, vem apresentando o Oratório O Messias de Haendel em espaços tradicionais de espetáculos como o Theatro Municipal de Niterói, Teatro Abel, Sala Cecília Meireles e Centro Cultural Justiça Federal no Rio de Janeiro.

 

 

Serviço

Coral Alberto Hasson: O Messias, de Haendel

Regência: Talita Hasson

Data: Domingo, 16 de novembro de 2025

Horários: 17h

Classificação indicativa: Livre

Duração: 80 minutos 

Ingressos: R$ 40 – Todos pagam meia: valor único promocional de R$20 na compra antecipada até o dia 15 de novembro. Desconto não cumulativo.

Local: Theatro Municipal de Niterói

End: Rua XV de Novembro, 35, Centro – Niterói

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *