Tainá de Paula FotoDivulgação

Tainá de Paula. Foto/Divulgação

Região vai ganhar obras de urbanização, lazer e recuperação ambiental

Ontem, domingo (01/02), a secretária de Meio Ambiente e Clima do Rio, Tainá de Paula, participou ao lado do prefeito Eduardo Paes, do lançamento do conjunto de obras de urbanização, lazer e recuperação ambiental no Complexo da Maré, no Rio de Janeiro, que serão realizadas por meio do PAC Periferia Viva, em parceria com o Governo Federal. A etapa inicial do programa é a implantação do Parque Linear da Maré, na Vila dos Pinheiros, além da reforma da sede da Gerência Executiva Local (GEL), na Baixa do Sapateiro. O investimento total previsto é de R$ 171 milhões.

O Parque Linear da Maré contará com quadra poliesportiva, quadra de areia, anfiteatro, parque infantil, hortas comunitárias, ecopontos da Comlurb, Recicla Comunidade, circuito de bicicletas e áreas de convivência, ampliando as opções de lazer e incentivando hábitos saudáveis.

O PAC-Maré também prevê a implantação de cinco ecopontos no território. O maior deles estará localizado dentro do Parque Linear da Maré e contará com uma estrutura ampliada, incluindo uma caixa compactadora de 15m³, uma caixa de 30m³ e duas caixas multiuso, destinadas ao descarte de entulho e galhos de árvores. Os outros quatro ecopontos contarão, cada um, com uma caixa compactadora de 15m³ e duas caixas para entulho, ampliando a capacidade de coleta e a destinação adequada de resíduos no território. A equipe técnica responsável pelos projetos também está desenvolvendo um modelo de gestão de contêineres de alta capacidade, que será implantado na área do PAC-Maré, com foco na organização do espaço urbano, na redução do descarte irregular e na melhoria das condições ambientais.

Tainá parabenizou o prefeito Eduardo Paes, por incluir o meio ambiente nas obras do Complexo da Maré, valorizando o ecossistema na Região.  Ela comemorou muito, pois as obras serão de grande importância com a  requalificação de praças, largos e áreas de convivência, a ampliação de áreas verdes e de arborização urbana e a implantação de novos espaços públicos. As ações estão alinhadas ao conceito de Sistema de Espaços Livres, que busca articular áreas públicas, equipamentos urbanos e paisagem ambiental, fortalecendo a função social e ambiental. “Vamos unir esforços para proteger nossos ecossistemas, promover justiça climática e construir uma cidade mais verde, inclusiva e resiliente. Não há tempo a perder. Cada passo, cada política pública, cada mobilização é crucial para transformar o presente e garantir o futuro que merecemos. Bora fazer do Rio uma referência na defesa do meio ambiente e do clima”, destacou Tainá de Paula em suas redes sociais.

*Com informações da PMRJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *