Com Herton Gustavo Gratto, Hamilton Dias e direção de João Fonseca, peça mergulha em si de forma instigante para refletir sobre perda e afeto nas relações
Oito meses depois de se separarem, os atores Gustavo e Hamilton, recebem um comunicado de que foram contemplados num edital no qual se inscreveram quando ainda eram casados. Apesar do término turbulento, eles decidem retomar o projeto, no entanto, quando começam a ensaiar a peça, percebem que as feridas que foram abertas ainda não estão cicatrizadas. Assim se desdobra “Ensaio sobre a Perda”, comédia dramática que faz temporada de estreia nos palcos na programação do Mês do Orgulho LGBTQIAP+ do teatro Glaucio Gill, em Copacabana, até 25 de junho, sempre aos sábados e domingos, às 20h. Com direção de João Fonseca, o espetáculo é uma criação de Herton Gustavo Gratto, que o encena com Hamilton Dias pela primeira vez nos palcos.
A peça apresenta texto e interpretações instigantes e desafiadoras que entrelaçam realidade e ficção transportando o público para o espaço cênico em outra perspectiva, como espectadores dos bastidores conturbados de uma produção marcada pelo afeto e pela dor da perda.
– A sala de ensaio se transforma num campo de guerra, onde ressentimentos vêm à tona, fazendo com que eles questionem se retomar o convívio profissional foi a melhor decisão, uma vez que a dramaturgia da peça que será montada os transporta para um mar de recordações. O texto foi escrito por Alonso, um dramaturgo argentino, que durante o processo de escrita, mergulhou profundamente na pesquisa: se tornou amante dos dois, antes de ir embora e deixar a peça sem final – conta Fonseca.
Da internet para os palcos
O projeto faria sua estreia em 2020, mas precisou ser interrompido por causa da pandemia de Covid-19. Com o objetivo de mantê-lo em andamento, João Fonseca teve então a ideia de adaptar o espetáculo para uma plataforma online. A experiência foi ganhando repercussão e se tornou um sucesso de público, lotando todas as apresentações nas duas temporadas, realizadas entre agosto e outubro de 2020, e chamando a atenção de artistas consagrados, como Matheus Nachtergaele e Vera Holtz. Tamanha projeção rendeu convites para importantes festivais, como o “Festival Midrash de Teatro” e o festival internacional “Niterói Em Cena”, onde representou o Brasil.
– Nosso intuito é convidar o público a compreender diferentes formas de afeto através de uma situação de identificação universal que é a perda. Dessa forma, propõe-se um recorte da comunidade LGBTQIAP+, a partir de um debate fundamental nos dias de hoje – explica o diretor.
Para viabilizar o projeto, a equipe criou uma campanha de financiamento coletivo. Para colaborar, acesse https://benfeitoria.com/
Serviço:
Ensaio sobre a Perda
Temporada: até 25 de junho
Data e horário: sábados e domingos, às 20h
Local: Teatro Glaucio Gill – Praça Cardeal Arcoverde, s/n – Copacabana, Rio de Janeiro – CEP 22040-030, RJ
Entrada: R$ 50
Vendas internet: https://funarj.eleventickets.
Duração: 60 minutos
Classificação: 14 anos
Mais informações:
Instagram: @ensaiosobreaperda
Teatro Glaucio Gill é um espaço da Secretaria de
Estado de Cultura e Economia Criativa/FUNARJ. – Telefone da bilheteria (21) 2332-7904
Ficha técnica:
Direção: João Fonseca
Assis. de direção: André Celant
Texto: Herton Gustavo Gratto
Elenco: Hamilton Dias e Herton Gustavo Gratto
Produção: Bia Souto Maior
Supervisão de produção: Cacau Gondomar
Cenário e Figurino: Nello Marrese
Iluminação: JP Meirelles
Direção de movimento: Caroline Monlleo
Preparação Vocal: Adriana Micarelli
Fotografia: Júlia Assis
Vídeos: Bernardo Dutra, João Carvalho
Designer: Diogo Almeida (DART)
Assessoria de imprensa: Carlos Pinho
João Fonseca – Ator, diretor de teatro, tv e cinema. Entre seus principais trabalhos se destacam: “O Casamento”, “R&J de Shakespeare”, “Minha Mãe é uma peça”, “Tim Maia – Vale Tudo, o Musical”, “Cazuza – Pro Dia Nascer Feliz – o Musical”, e “Maria do Caritó”, com o qual ganhou seu segundo Prêmio Shell. Na TV, é codiretor de “Vai que Cola” (atualmente na sétima temporada), programa do Canal Multishow. No cinema, dirigiu o longa “Não Vamos Pagar Nada”.
André Celant – Ator formado pela UNIRIO e assistente de direção. Dentre seus trabalhos, integra o coletivo “Prática de Montação”, onde atuou no espetáculo “Cabeça de Porco”. Fez assistência de direção em “Grau Zero”, texto de Diogo Liberano e direção de Marcéu Pierrot, e participou do espetáculo “Quase”, com direção de Vanessa Garcia.
Herton Gustavo Gratto – Dramaturgo, roteirista, poeta, publicitário e ator. Foi um dos vencedores na Primeira Edição do Núcleo Sesi de Dramaturgia, em 2014, no Rio de Janeiro, com o texto “Amores Flácidos”, que foi publicado no mesmo ano pelo Sesi- Firjan. Em 2015, foi o vencedor do Prêmio Nacional de Poesia, promovido por Autores S.A. No mesmo ano e ainda nos dois outros seguintes, assinou a dramaturgia de três edições da Oficina de Atores Cesgranrio. Em 2018, recebeu o prêmio de autor revelação na FITA (Festa Internacional de Angra dos Reis) com o texto “Rugas”, dirigido por Amir Haddad. Na TV, foi um dos roteiristas dos programas “Vai que cola” e “A Vila”, no Multishow. Herton Gustavo Gratto é também autor dos textos “Moléstia”, “Eu só queria que você não olhasse pro lado”, “Sujeito a Reboque” e “Bem Casados”, que estiveram em cartaz no ano de 2019 no Rio de Janeiro, além de “Luana no País das Maravilhas”, no mesmo ano, em Salvador. Um dos seus mais recentes trabalhos é no streaming, interpretando o apresentador Faustão na série “O Rei da TV”, da STAR+.
Hamilton Dias – Ator, roteirista e músico. Entre seus principais trabalhos, se destacam “Tropicalinha – Caetano e Gil para crianças”, indicado ao prêmio CBTIJ em 2019 de melhor ator coadjuvante, Céu estrela – O Musical, “Não tô entendendo nada”, vencedor do prêmio FITA como espetáculo revelação e elenco revelação. Na TV, integrou o elenco do seriado “Estranha Mente”, exibido no Canal Multishow. No cinema, atuou em “Ana e Vitória, o filme”, “Tamo Junto” e “Tá escrito”, todos com direção de Matheus Souza, e “SOS Casamentos”, com direção de Bruno Garcia.