Coronel Fernando Rodrigues aproveitou a oportunidade para destacar a importância da integração entre as secretarias para servir à população em eventuais desastres
O subsecretário de Defesa Civil de São Gonçalo, Coronel Fernando Rodrigues, participou de audiência pública sobre políticas de prevenção de alagamentos e deslizamentos, na Câmara de Vereadores, na manhã desta terça-feira (9). Durante a sessão, o subsecretário apresentou aos presentes o Plano de Contingências para Chuvas, elaborado pela Defesa Civil do município em parceria com o Departamento de Recursos Minerais do Estado do Rio de Janeiro (DRM-RJ), que detalha as medidas que poderão ser tomadas em situações de riscos. Além do subsecretário, participaram da mesa de discussão o comandante do 20º Grupamento de Bombeiros Militar (GBM) do município, Tenente Coronel Marcos Mendes; os vereadores Romário Régis, Jalmir Junior, Glauber Poubel, Jorge Mariola, Juan Oliveira, Professor Josemar e Priscila Canedo; e os representantes das associações de moradores de Morro do Feijão e de Neves, Wallace Fernandes e Sidney Valle, respectivamente.
“A Defesa Civil de São Gonçalo está 24 horas à disposição da sociedade. Nesses dois primeiros meses de governo trabalhamos incansavelmente para conseguir entregar um Plano de Contingências para Chuvas para saber agir em um eventual desastre, pois uma tragédia não tem dia, nem hora. Desde o primeiro dia de governo, o prefeito Capitão Nelson pediu para que eu agisse em integração com todas as secretarias e que entendesse todas as necessidades da cidade. A Defesa Civil de São Gonçalo está pronta para debater e encontrar soluções para os problemas de alagamentos e deslizamentos, sempre em prol da população”, garantiu o subsecretário.
Como forma de prestação de serviço à população, Fernando Rodrigues apresentou o Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil. “O sistema de Defesa Civil é integrado nacionalmente, ele não funciona sozinho, ou seja, precisamos de todo suporte das secretarias para agir de forma integrada direta e indiretamente em casos de desastres naturais. Por isso costumo dizer que todos somos a Defesa Civil”, afirmou Fernando.
Durante a audiência, quando questionado sobre as medidas que o Executivo e a população podem contribuir para o trabalho do Corpo de Bombeiros, o Tenente Coronel Marcos Mendes afirmou que a integração é a palavra.
“O subsecretário Fernando é peça fundamental para a integração do Corpo de Bombeiros com a população, com os vereadores e a Prefeitura de São Gonçalo. O Coronel Fernando chegou com os projetos mais atuais possíveis. Precisamos dessa união para atender da melhor maneira a população gonçalense”, disse o Tenente Coronel Marcos Mendes.
Ao ser questionado sobre a ampliação do número de sirenes instaladas pelo município, o subsecretário garantiu que a Defesa Civil de São Gonçalo segue realizando um estudo de mapeamento para aumentar o número de aparelhos nos bairros.
Uma outra indagação da audiência pública foi em relação ao aluguel social para os atingidos por tragédias no município. O vereador Jalmir Júnior, líder de governo na Câmara, afirmou que a gestão do Capitão Nelson estuda a implementação do benefício.
“O governo municipal está trabalhando com responsabilidade. Existe um planejamento para que possamos implementar o benefício quando possível. Estamos analisando pois a questão envolve questões orçamentárias, mas é uma pauta estratégica do governo”, afirmou o vereador.