A qualificação profissional é um dos principais objetivos de quem deseja investir em uma nova profissão ou está em busca de uma recolocação no mercado de trabalho. Pensando nesta parcela da população, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social renovou a parceria com a Legião da Boa Vontade (LBV) e irá realizar a segunda fase de cursos gratuitos destinados a usuários dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas).
As inscrições serão abertas a partir desta segunda-feira (5) e poderão ser realizadas até sexta-feira (9). Serão 100 vagas destinadas exclusivamente para os usuários dos Cras Alcântara, Engenho Pequeno, Neves, Santa Isabel, Santa Luzia, Venda da Cruz e Vista Alegre, e dos Creas Mutondo e Arsenal. A pré-inscrição será realizada no próprio Cras ou Creas do território do usuário e as aulas serão ministradas na sede da LBV, em São Gonçalo. Os cursos com duração de três meses são para: secretariado administrativo e executivo; secretário escolar, recursos humanos, departamento pessoal, auxiliar de creche e berçarista, recepção hospitalar, faturamento hospitalar, atendente de farmácia e drogaria, marketing e vendas, assistente administrativo, almoxarife e estoque, e cerimonial e eventos. Para se cadastrar é preciso ter 14 anos (com ensino fundamental completo) ou mais, com ensino médio completo. No ato da inscrição é preciso estar munido de identidade, CPF, comprovante de residência e Número de Identificação Social (NIS). A iniciativa é fruto da implementação do Programa do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho), da Secretaria Especial do Desenvolvimento Social, do Ministério da Cidadania. O programa busca a autonomia das famílias integradas às políticas de assistência social e faz parte de um conjunto de ações de articulação e mobilização de políticas públicas. “Nós, enquanto equipe Acessuas, entendemos que o município de São Gonçalo está a cada dia em ascensão e tendo em vista a atual conjuntura do país, entendemos a importância de uma formação e de uma qualificação profissional para conquistar um espaço no mercado de trabalho e é por isso que nossos técnicos, juntamente com a instituição LBV, buscaram renovar a parceria”, explicou Diego Martins, coordenador do Acessuas.
Para a secretária de Desenvolvimento Social, Marta Maria Figueiredo, é de grande importância o poder público, através de parcerias, incentivar e investir na formação continuada.
“Em tempos de crise e altos índices de desemprego, acreditamos que essas oportunidades irão beneficiar muitas famílias a ampliar a sua renda e muitas pessoas a darem mais um passo nas suas carreiras e profissões”, afirmou Marta.