Defesa Civil de São Gonçalo segue com cronograma de manutenção preventiva das sirenes
Seguindo o cronograma de manutenção das 25 sirenes instaladas no município de São Gonçalo, equipes da Defesa Civil acompanharam, na última sexta-feira (5), o serviço realizado no equipamento do bairro Boa Vista, localizado na Praça Albino Beraldo, entre as Ruas Governador Macedo Soares e Belmiro Braga.
A sirene do Boa Vista, pertencente ao Sistema de Alerta e Alarme, está entre as oito que possuem pluviômetro, instrumento utilizado para monitorar o índice de precipitação pluviométrica (chuva).
“Cabe ressaltar a importância da localização desse pluviômetro, pois devido a proximidade da Baía de Guanabara, o local é a entrada das frentes frias no município, facilitando a previsibilidade de chuva nos demais pontos da cidade”, afirmou o subsecretário da Defesa Civil de São Gonçalo, Coronel Fernando Rodrigues.
Através de um sistema gerenciado pela empresa Grid Lab, os gestores da Defesa Civil conseguem acionar as sirenes através de um aplicativo no celular, além de permitir a produção de relatórios de monitoramento dos pluviômetros e o monitoramento das chuvas e índices de precipitação com atualizações em tempo real.
A Defesa Civil orienta que em caso de acionamento da sirene, os moradores do bairro Boa Vista devem se dirigir ao ponto de apoio no CIEP 052 Professora Romanda Gouveia, localizado na Rua Veríssimo de Souza, número 0, e só devem retornar a suas residências após o equipamento emitir o áudio de desmobilização, indicando que não há mais risco de deslizamento.
Além do Boa Vista, há sirenes instaladas nos bairros Arsenal, Barro Vermelho, Covanca, Engenho Pequeno, Gradim, Itaúna, Laranjal, Lindo Parque, Mutuaguaçu, Nova Grécia, Novo México, Patronato, Porto Novo, Sete Pontes, Tenente Jardim, Venda da Cruz e Zumbi.