Exibição de cinema expandido é obra do artista Tetsuya Maruyama e tem participação sonora de Fernando Akira
acontece no dia 12 de maio, às 19 horas
Idealizado pela Caseiras Produções Culturais e MegaLab, o Sesc São Gonçalo apresenta “Movimento em Imagem”, projeto com uma série de trabalhos audiovisuais expandidos nos formatos cinematográficos Super-8, 16mm e Slides em 35mm. A exibição gratuita é obra do artista Tetsuya Maruyama e tem participação do artista sonoro Fernando Akira no dia 12 de maio, às 19 horas.
Para a chegada do público, abre a programação, ANTIFILM, um filme em loop de Super-8 com a intervenção direta de formigas no rolo de filme de película. Para além da tela, essa exibição traz à tona o diálogo entre a produção audiovisual, o espaço físico e a interação do espectador em relação às imagens projetadas.
O ponto alto da noite é a performance inédita “Pedra e Montanha”, de Tetsuya Maruyama. Essa montagem foi criada a partir de slides em 35mm feitas pela MBR (Minerações Brasileiras Reunidas S.A.). O artista, criou um acervo com slides encontrados em estado de abandono em uma feira de antiguidades. As imagens reunidas propõem outro olhar sobre a atividade extrativista em uma dimensão poética. Para completar a experiência imersiva, a performance conta com a participação do artista sonora do Fernando Akira.
Sobre Tetsuya Maruyama
Tetsuya Maruyama (Yokohama, 1983) é artista cuja prática interdisciplinar inclui filme, performance, som e instalação. Seu trabalho parte da re-contextualização de materiais e texturas banais encontrados, como um registro liminar de observações cotidianas. É formado em Arquitetura pela University of Buffalo(2007), certificado em Montagem e Edição de Imagem e Som pela Escola de Cinema Darcy Ribeiro(2016) e atualmente cursa mestrado na EBA-UFRJ. Seus trabalhos foram amplamente exibidos em festivais, museus e galerias, como Bienal de Cerveira(2022), Alchemy Film and Moving Image Festival(2020, 2021), Dresdner Schmalfilmtage(2021), Chicago Underground Film Festival(2019), Crossroads(2021), Istanbul International Experimental Film Festival(2019), Mono no Aware(2018), Kunstbezirk Stuttgart(2021), Bienal de la Imagen en Movimiento(2018, 2022), entre outros. Maruyama vive atualmente no Rio de Janeiro, onde fundou o Megalab, um laboratório de experimentação em arte/cinema por artistas, e continua trabalhar em sua proximidade com a natureza.
Sobre o Sesc
O Sesc, Serviço Social do Comércio, foi criado em 1946, como compromisso de que empresários do setor colaborariam com o cenário social por meio de ações que beneficiassem empregados e seus familiares com melhores condições de vida e desenvolvimento de suas comunidades de residência. Com o passar do tempo, esse trabalho foi estendido a toda a população, como forma de cooperar com a sociedade e contribuir para a igualdade social.
https://www.sesc.com.br/ | @SescBrasil
Sobre Megalab
Laboratório coletivo dedicado às experimentações (não)fotoquímicas e artes cinematográficas no Rio de Janeiro. Oficinas e serviços em super 8, 16mm e 35mm.
Sobre o Caseiras Produções Culturais
A proposta da Caseiras Produções Culturais está no próprio nome: a realização de projetos de forma artesanal. Em seus projetos, busca-se especialmente a brasilidade, inovação e atualização de conteúdos relevantes e históricos. Tem como missão difundir as culturas brasileiras e democratizar o acesso a todos os tipos, linguagens e gêneros artísticos.
A Caseiras atua em diversos ramos culturais, principalmente teatro, música e audiovisual e seus projetos sempre contam com forte presença de módulos de formação e oficinas.
@caseirasproducoes | canal no YouTube | caseirasproducoes.art.br
Ficha Técnica
Concepção e realização; Tetsuya Maruyama
Artistas sonoras em parceria; Bella(26/04), Henrique Iwao(06/05), Fernando Akira(12/05)
Produção; Beatriz Lima Santos
Realização; Caseiras Produções Culturais e MegaLab
Serviço
Movimento em Imagem
Entrada gratuita
Classificação livre
Data: sexta 12 de maio
Horário: 19h
Local: Sala de Audiovisual – Sesc São Gonçalo
Endereço: Av. Pres. Kennedy, 755 – Estrela do Norte, São Gonçalo
Fonte: LEAD Comunicação