Gratuitas, ações são oferecidas pelo jornal TINO Econômico e a Olimpíada Brasileira de Investimentos.
O TINO Econômico, primeiro jornal do Brasil sobre finanças e economia para o público jovem, oferece atividades gratuitas durante a 11ª Semana Nacional de Educação Financeira (Semana ENEF), que acontece de 13 a 19 de maio. O evento é uma iniciativa do Fórum Brasileiro de Educação Financeira (FBEF) realizada anualmente desde 2014, e tem a finalidade de promover ações de educação financeira no país.
Para ajudar adolescentes a iniciar a fase adulta com conhecimento sobre educação financeira, o periódico disponibiliza uma trilha de aprendizagem com 13 episódios em vídeo, trazendo dicas e informações importantes sobre o assunto, sempre com uma linguagem descomplicada e conectada com a geração Z.
A série promove, de um jeito leve e descontraído, a introdução ao universo financeiro, ensinando, por exemplo, como começar a poupar, a importância de ter maior controle do dinheiro, a diferença entre as modalidades de pagamento e as melhores práticas para ser um consumidor mais consciente. Também é possível aprender conceitos e ferramentas que fazem parte da rotina dos consumidores, como o uso do cartão de crédito, a mecânica dos juros, os tipos de empréstimos disponíveis e quais os mais propícios para cada situação. Entender como começar a se planejar e os primeiros passos para investir são outros temas que compõem a série, disponível online, por meio do link.
O cenário da inadimplência entre os jovens adultos brasileiros reforça a necessidade de instruir a nova geração sobre o assunto. De acordo com o Mapa da Inadimplência e Renegociação de Dívidas da Serasa de março de 2024, pessoas de 18 a 25 anos representam aproximadamente 12% dos negativados por não conseguirem pagar suas contas em dia.
“Aumentar o acesso dos adolescentes à informação de qualidade sobre assuntos financeiros e econômicos vai ajudá-los a lidar de forma mais consciente com o dinheiro, a desenvolver o senso crítico e a tomar decisões de forma consciente. A economia não deve ser um assunto exclusivo da fase adulta, ela faz parte de todas as etapas da vida”, explica a editora-chefe do TINO Econômico, Camila Pamplona.
Outra iniciativa na Semana ENEF auxilia educadores no desenvolvimento de habilidades financeiras para aplicarem os conhecimentos de forma assertiva em sala de aula. A Olimpíada Brasileira de Investimentos (OBinvest), em parceria com o TINO Econômico, oferece um curso gratuito de educação financeira para professores, ministrado pelo colunista do jornal, Gilberto Gil Passos, também docente de matemática e fundador da OBInvest.
O especialista em finanças lembra que a educação financeira está prevista na BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e que as escolas devem inclui-la como conteúdo transversal, a ser abordado nas diversas disciplinas.
“O professor é a porta de entrada para promover esse ensino em sala de aula. Quanto mais bem preparados estiverem, melhor irão transmitir o conhecimento de maneira mais clara e atrativa para os alunos. Além disso, não se trata apenas de auxiliar na formação curricular. O professor possui influência direta nos alunos, é capaz de inspirar os estudantes a partir de exemplos de vida”, complementa Passos.
Com quatro horas de conteúdo, distribuídas em aulas gravadas, exercícios e um encontro ao vivo no dia 16 de maio, a capacitação aborda ensinamentos ligados ao planejamento financeiro, a importância dos investimentos, metas financeiras, reserva de emergência, juros compostos, entre outros conteúdos. Os participantes ainda terão a oportunidade de interagir e trocar experiências com uma comunidade de educadores interessados no assunto e terão certificado digital. A inscrição gratuita pode ser feita na página da ENEF, por meio do link.
Serviço
11ª Semana Nacional de Educação Financeira
Data: 13 a 19 de maio
Ações gratuitas:
Serviço
O Tino Econômico é o primeiro jornal do Brasil especializado em notícias do mundo da economia e das finanças (nacional e internacional) para jovens dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio. O periódico mensal é produzido pela editora Magia de Ler, especializada em jornalismo infantojuvenil, e tem apoiado centenas de professores no ensino da educação financeira nas escolas.
Fonte: Ingrid Odete Mathias