Atividades e workshops foram programados pela Prefeitura de Niterói para estimular o empreendedorismo e alavancar novos negócios
A Prefeitura de Niterói começou, nesta segunda-feira (24), as atividades da Semana do Jovem Empreendedor, programa do Inova Jovem que, até o dia 28 de abril, estará realizando uma série de atividades voltadas para o empreendedorismo. A abertura aconteceu na Escola Estadual Alcina Rodrigues, em Itaipu, com uma oficina de marketing digital ministrada pelo especialista Gabriel Moscatel. Até sexta-feira acontecerão oficinas, rodas de conversa e a divulgação de empreendimentos niteroienses, no Shopping Bay Market, além de workshops em projetos sociais e escolas na cidade, voltados para a aprendizagem e estímulo para formar jovens empreendedores.
Durante a oficina desta segunda-feira, cerca de 45 alunos com idade entre 15 e 17 anos aprenderam sobre a importância do marketing digital na vida atual. Eles já têm aulas sobre empreendedorismo dentro do currículo escolar.
“O marketing digital hoje é um caminho sem volta. É muito importante que todo o empreendedor tenha essa noção, principalmente os jovens. O preço certo e a inserção correta nas redes sociais podem fazer total diferença para o empreendedor ter o retorno desejado”, explicou Gabriel Moscatel, que é formado em marketing e pós-graduado em design estratégico. Na oficina ele contou para os jovens sua experiência de vida. É filho de gari, mãe manicure e morador da Zona Norte da cidade, tendo sido o primeiro da sua família a conseguir uma graduação de nível superior.
O Inova Jovem 2023 é o primeiro passo para a implementação da semana do jovem empreendedor como uma política pública em Niterói.
“Trabalhar o jovem é de extrema importância. Eles muitas vezes não conseguem ingressar no mercado de trabalho e ter o primeiro emprego. Ensinar e capacitar é uma forma de dar essa oportunidade e uma nova perspectiva para incentivar o desenvolvimento de empresas júnior, startups, empreendimentos verdes, empreendimento digital e as diversas formas de microempreendimentos em ascensão, o que estimula também a geração de emprego e renda para o município. Dar a oportunidade de formação de serviços e empreendimento são políticas públicas que dão dignidade aos jovens”, diz a coordenadora municipal de Políticas Públicas para a Juventude, Luisa Assumpção.
Programação – Entre os temas a serem discutidos na Semana do Jovem Empreendedor estão o impulsionamento e marketing digital; legalização e formalização do empreendimento e gestão financeira. A Semana é uma realização da Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria de Governo, Administração Regional da Região Oceânica, Coordenadoria de Políticas Públicas para a Juventude e do Núcleo de Atendimento ao Empreendedor (NAE), da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Niterói.
No último dia do evento, sexta-feira (28), das 10h às 18h, haverá uma feira de empreendedorismo no Shopping Bay Market, com espaço de exposição das secretarias e instituições parceiras que podem colaborar com formações e serviços para jovens que já sejam empreendedores ou que queiram ser. Na feira também haverá atividades como oficinas e rodas de conversa, além da venda de produtos dos empreendedores, inclusive de produtos eco sustentáveis.
A feira contará com stands com serviços como Moeda Arariboia, Casa do Empreendedor com abertura de MEI e emissão de alvará, Mulher Empreendedora, Núcleo de Atendimento ao Empreendedor, Empresas Juniores da UFF, Poupança Escola, entre outros. “Será uma oportunidade de conhecer espaços de formação e serviços para quem quer empreender ou alavancar seu negócio”, finaliza Luisa Assumpção.