Portal reúne documentos históricos e informações relevantes sobre a religião
Encerrando a 1ª Semana da Umbanda de São Gonçalo, foi lançado, na noite do último sábado (20), no Teatro Municipal, o site MuseUmbanda (https://museumbanda.mus.br/), que irá abordar a importância da luta contra a intolerância religiosa. O secretário municipal de Turismo e Cultura, Lucas Muniz, e a subsecretária de Gestão Integrada e Projetos Especiais, Maria Gabriela Bessa, prestigiaram o evento.
São Gonçalo é considerado o berço da anunciação da Umbanda, uma religião brasileira com elementos de religiões africanas, indígenas e cristãs.
“Pela primeira vez, em 113 anos de existência, uma gestão recebe a Umbanda com alegria e respeito. Estar no palco do principal equipamento cultural da cidade nos enche de esperança pelo fortalecimento da religião”, declarou Fernando Torres, membro do Conselho Municipal de Cultura de São Gonçalo.
Lançamento MuseUmbanda – Foto/Divulgação: Julio Diniz
O lançamento da plataforma virtual contou com a presença de importantes nomes da Umbanda e do Candomblé da cidade, além de uma mesa de debates formada por Alexandre Cumino, cientista da religião, diretor da Associação Umbandista e Espiritualista do Estado de São Paulo, médium de Umbanda e sacerdote da Umbanda Sagrada; Cláudia Alexandre, jornalista, doutoranda em Ciência da Religião e mestre em Ciência da Religião; Marcelo Fritz, jornalista, produtor cultural e diretor do Prêmio Atabaque de Ouro; e José Beniste, ogã, historiador e pesquisador.
Através do site MuseUmbanda, o internauta vai poder encontrar informações sobre documentos históricos, obras de arte, ter acesso a vídeos e publicações sobre o tema Umbanda. E, em breve, os desenvolvedores do site também irão mapear os terreiros de Umbanda e suas lideranças em São Gonçalo.
O MuseUmbanda também se propõe a pensar o racismo e a intolerância religiosa contra as religiões de matrizes africanas, sendo um instrumento pedagógico de combate às opressões.
O lançamento do site também contou com a presença da deputada estadual Dani Monteiro e do vereador Romário Regis.