Parceria entre Prefeitura e governo estadual garante serviços à população na praça do Zé Garoto
A Praça Estephânia de Carvalho, no Zé Garoto, amanheceu mais movimentada nesta terça-feira (15). A primeira edição da Semana da Saúde em São Gonçalo – realizada em parceria pela Prefeitura de São Gonçalo e o governo do Estado – atraiu mais de trés mil pessoas ao local, que puderam aproveitar variados serviços de saúde oferecidos no espaço. No primeiro dia, foram realizados 2.973 atendimentos. O evento continua nestas quarta-feira (16) e quinta-feira (17), sempre das 8h às 16h, mas com distribuição de senhas a partir das 7h e com atendimento limitado.
Além da oferta dos serviços, o evento também serviu para o prefeito Capitão Nelson anunciar melhorias na área da saúde, com a entrega da Policlínica do Alcântara, no Vila Três; a construção de um novo pronto socorro, com capacidade de 200 leitos; o início das cirurgias oncológicas no Hospital Luiz Palmier, no Zé Garoto, para que os gonçalenses não precisem mais se deslocar até o Instituto Nacional do Câncer (Inca) ou ir até Rio Bonito; a reforma de várias unidades de saúde ainda este mês e o fim da fila para o exame de mamografia, que registrava mais de 8 mil mulheres há um ano.
“Estamos melhorando e ampliando o acesso aos serviços. Vamos entregar a policlínica no Vila Três até o fim do ano. Lá, a população terá um centro de imagem de alta tecnologia, com equipamentos de última geração e o gonçalense não vai mais precisar sair de São Gonçalo para realizar exames. No segundo andar, será o PAM Alcântara, que terá inúmeras especialidades e consultórios para atender a população. Nós estamos dando uma atenção enorme à saúde porque mais de 90% da população gonçalense utilizam a saúde pública, a rede SUS. Tenho certeza de que, até o final do nosso governo, o gonçalense não vai ter que sair de São Gonçalo para realizar qualquer tipo de cirurgia ou exame”, contou o prefeito.
O secretário municipal de Gestão Integrada e Projetos Especiais, Douglas Ruas, reforçou a importância de mais investimentos na área da saúde e garantiu que as mudanças virão com aquisição de imóveis próprios para as unidades de saúde, que poderão receber recursos dos governos estadual e federal. Atualmente, muitas unidades de saúde são alugadas, o que impede a cidade de receber verbas dos governos. O próprio governo municipal fica sem condições de fazer reformas e garantir as adequações necessárias recomendadas pela Anvisa.
“A união de forças políticas tem trazido bons frutos para a população de São Gonçalo, que já começou a perceber essas melhorias e esse é o nosso objetivo. Com o leilão da Cedae, a cidade está sendo agraciada com o maior aporte financeiro da história, na ordem de mais de R$1 bilhão. Elaboramos o plano estratégico Novos Rumos, que tem o eixo Cidade Saudável com objetivo de reestruturar toda a rede de saúde, incluindo a compra de imóveis para as unidades de saúde, para que estas estejam aptas a receber recursos dos governos do Estado e federal. Com certeza, isso vai transformar a saúde de São Gonçalo a médio prazo”, opinou Douglas.
Também presente na abertura da Semana da Saúde, o secretário de Estado de Saúde, Alexandre Chieppe, destacou a importância do evento para o município e para os moradores.
“A gente está em São Gonçalo com a Semana da Saúde, um dos maiores eventos de saúde pública a céu aberto do Brasil, onde são oferecidos diversos serviços para a população. A ideia é que a gente ofereça para a população todos os tipos de ações preventivas, além de testes e, principalmente, orientação em relação à saúde da pessoa. A procura está muito grande, o que mostra como esses serviços fora das unidades de saúde são importantes para a gente acessar pessoas que, eventualmente, não vão aos serviços usuais. É uma grande oportunidade de acesso à saúde”, disse Alexandre Chieppe.
O secretário municipal de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo, Gleison Rocha, que também estava durante toda a manhã acompanhando o evento, lembrou que todos os serviços ofertados na Semana da Saúde são oferecidos na rede pública de São Gonçalo. “O evento continua por mais dois dias. Mas, caso alguém não consiga ir ou não consiga ser atendido no local por falta de senha, pode procurar qualquer unidade de saúde para fazer o agendamento dos serviços e consultas”, finalizou o secretário.
Atendimentos – Durante os três dias de evento, estão previstos, pelo menos, dois mil atendimentos diários à população. São oferecidos, por dia, 400 consultas com urologistas e testes de PSA, 90 agendamentos de mamografia, 150 avaliações dermatológicas para hanseníase, 240 exame de glaucoma e fundo de olho, 500 senhas para aferição de pressão arterial, medição de glicose e avaliação corporal e 100 testes de hepatite, sífilis e HIV.
“Esse evento está maravilhoso. Isso podia acontecer todo mês porque ajuda muito. A gente faz vários exames em um mesmo lugar, não precisa ficar se deslocando de uma unidade para outra. Já vou fazer a mamografia, vou testar a minha glicemia, medir a minha pressão e fazer os exames das infecções sexualmente transmissíveis”, disse a aposentada Olga Marinho, de 70 anos.
O também aposentado Eriberto Mourão, 71, estava na fila da aferição de pressão, mas ia aproveitar todos os outros serviços. “Vou fazer tudo que puder hoje. A gente fica com um pouco de preguiça de sair de casa para fazer uma coisa de cada vez. Aqui, a gente faz tudo em um lugar e sem precisar de agendamento. Muito bom”, opinou.
Júlio César Apolinário, 53, estava no estande do Hemorio para fazer doação de sangue. Doador há mais de 10 anos, ele estava há mais de dois anos sem doar e aproveitou a oportunidade na Semana da Saúde. “Estou aqui trabalhando, mas vou aproveitar para voltar a fazer o bem. Tenho a carteirinha de doador, mas não tenho o costume de doar com frequência. Mas me deu vontade de fazer a doação hoje”, contou.
Uma das primeiras na fila dos exames oftalmológicos, a estudante Ana Mendonça Dias, 45, ficou satisfeita com a Semana da Saúde. “Vou fazer a verificação da pressão ocular e do fundo de olho. Estou cheia de problemas e vou fazer todos os exames hoje. Também quero aproveitar os outros serviços. Se precisar, vou ficar o dia inteiro aqui”, finalizou Ana.
Serviços ofertados – Os serviços mais procurados nesta terça-feira (15) foram os testes de glicemia, aferição de pressão, avaliação da composição corporal, exames de PSA e os oftalmológicos para detectar o glaucoma e de fundo de olho. Nestes dois últimos, as senhas esgotaram nas primeiras horas da manhã e o secretário municipal de Gestão Integrada e Projetos Especiais, Douglas Ruas, informou que nesta quarta-feira (16) a capacidade de atendimento irá dobrar de 120 para 240 exames.
O evento conta com os seguintes serviços: auriculoterapia, aferição de pressão, testes de glicose e rápidos de hepatite B e C, sífilis e HIV, atendimentos clínicos dermatológicos para avaliação de hanseníase, teste de PSA e encaminhamento para urologista, triagem para a realização da mamografia para as mulheres com mais de 50 anos; orientações sobre alimentação saudável, avaliação da composição corporal, avaliação da saúde bucal, exames para detectar o glaucoma e de fundo de olho, vacinação contra o coronavírus para os maiores de 18 anos, doação de sangue, cadastro e atualização do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e distribuição de pastilhas de cloro para o tratamento da água.
A Vigilância Sanitária também faz agendamento de castração de cães e gatos e recebe denúncias de saúde pública de estabelecimentos e comércios da cidade, como falta de higiene, local insalubre e produtos com validade vencida. Para os dois serviços é preciso apresentar identidade, CPF e comprovante de residência. Cada CPF pode cadastrar um animal para a castração. Os animais devem ter mais de seis meses de vida e pesar até 25 quilos. A cirurgia não está disponível para animais braquicefálicos (focinho encurtado).
A mamografia é realizada no mesmo dia no Espaço Rosa ou no Hospital Doutor Luiz Palmier, ambos no Zé Garoto. É necessário ter o pedido médico em guia própria do SUS para o procedimento, xerox de RG, CPF, cartão SUS e comprovante de residência atualizado. Quem tiver o pedido de rede particular, poderá fazer a transcrição na hora. E um médico poderá fazer o pedido na hora, caso julgue necessário para as mulheres com mais de 50 anos.
Para os exames dos olhos também serão necessárias cópias do RG, CPF, cartão SUS e comprovante de residência atualizado. Para a doação de sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50 quilos, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar sangue com autorização dos pais ou responsáveis legais e devem portar ainda um documento de identidade do responsável. Não é necessário estar em jejum, apenas evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes. É importante alertar: o participante da Semana de Saúde interessado em doar sangue não pode tomar a vacina contra a Covid-19 antes de ir ao estande do Hemorio. Aqueles que se vacinaram com doses de Coronavac precisam esperar 48 horas para doar sangue. No caso das demais vacinas, é necessário aguardar sete dias.