
Foto/Divulgação: Sandra Barros – Seeduc-RJ
Os alunos aptos e inscritos para o exame farão as avaliações na própria escola
Chegou a hora! Nos dias 29 e 30 de abril, serão realizadas as provas do programa Segunda Chance, destinado aos estudantes aptos e inscritos para fazer esta avaliação, que vai permitir que alunos em defasagem idade-série possam avançar nos estudos e até obter certificados de conclusão do curso. Na terça-feira (29/04), os alunos farão as provas de Ciências da Natureza e Matemática; já na quarta (30/04), serão aplicados os exames de Linguagens e Ciências Humanas, além do texto argumentativo-descritivo. As provas serão presenciais, na própria escola.
Os aprovados no Ensino Fundamental estarão aptos a cursar o Ensino Médio, após inscrição no Matrícula Fácil, e os do Ensino Médio que conseguirem aprovação poderão obter o certificado de conclusão do curso.
– Esse é um programa muito especial, criado com muito carinho. É muito importante termos cidadãos formados para executarem projetos que proporcionem qualidade de vida e, consequentemente, fortaleçam a economia e aumentem as possibilidades de atuação no mercado de trabalho – destacou a secretária de Estado de Educação, Roberta Barreto.
Esta é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Educação (Seeduc-RJ), para estudantes com 15 anos ou mais, que estejam cursando o Ensino Fundamental, ou com 18 anos ou mais, que estejam no Ensino Médio. A ação é uma prova para avaliar os conhecimentos dos alunos, beneficiando cerca de 100 mil estudantes que atualmente se encontram em defasagem nos estudos.
As provas serão compostas por 120 questões objetivas (sendo 30 questões para cada área do conhecimento). Para garantir a aprovação na avaliação, será necessário obter 50% de acertos dos itens objetivos propostos em cada área do conhecimento e proficiência mínima de 50% no texto dissertativo-argumentativo. Vale ressaltar que esta avaliação não substitui o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), que é uma iniciativa do governo federal e abrange todos os interessados, mesmo que não estejam matriculados em escolas.
– Estamos muito felizes. Esse programa é um trabalho muito importante que foi pensado por toda a nossa gestão. Sempre falo que somos um time, em prol da educação fluminense. Cada um de nós tem um papel fundamental para a melhoria da qualidade de ensino e para a construção do futuro de nossos estudantes – acrescentou Joilza Rangel, subsecretária de Gestão de Ensino da Seeduc.
Os estudantes regularmente matriculados no Ensino Fundamental devem chegar com 30 minutos de antecedência, lembrando que a avaliação iniciará, impreterivelmente, às 13h, indo até as 18h. Portanto, deverão chegar à unidade escolar até as 12h30. Já os alunos do Ensino Médio deverão chegar à escola até as 17h30, e a avaliação iniciará às 18h, indo até as 22h.
– A escola é o portal da transformação e sabemos bem dos desafios que enfrentamos ao longo da vida. É nosso dever institucional construirmos e edificarmos cidadãos de bem. Essa é uma oportunidade única para promover mudanças significativas na vida de nossos estudantes – concluiu a secretária Roberta Barreto.