A professora Paula Guedes da Costa, do município de Rio Claro, conquistou o 1º lugar, com o projeto ‘É Bom e Faz Crescer’
A Secretaria de Estado de Educação (Seeduc-RJ) promoveu, na última sexta-feira (27/11), a entrega do Prêmio Magda Soares, ação realizada no Encontro Estadual de Mobilização para Partilha de Saberes e Boas Práticas. O evento aconteceu no auditório da Fundação Getúlio Varas (FGV), Zona Sul do Rio, onde educadores das redes municipais do estado foram premiados pela criação de projetos visando à alfabetização dos estudantes fluminenses. Nesta fase final, 11 finalistas apresentaram seus trabalhos. Os professores Paula Guedes da Costa, de Rio Claro, Sul Fluminense; Valdirene Loyane Teixeira, de Rio das Flores, Centro Sul, e Pedro Henrique Leite Ribeiro, de Rio das Ostras, Norte Fluminense, conquistaram o 1º, 2º e 3º lugares, respectivamente.
Dentro do regime de colaboração que possui com todos os 92 municípios, a Seeduc-RJ realizou encontros em várias regiões do estado, com apresentações, seleção e premiação dos projetos inscritos em cada etapa.
A secretária de Estado de Educação, Roberta Barreto, agradeceu o compromisso de todos com a escola pública e lembrou do seu período de trabalho como professora alfabetizadora, no início de sua carreira.
– Fui professora alfabetizadora por seis anos consecutivos e foi ali que eu aprendi os desafios desse trabalho. Eu entendi que, se nós errássemos no princípio, o fim nunca seria bom. E aprendi que, sem afeto e sem amor, a gente não avança. Quero agradecer a todos os municípios que participaram do Prêmio Magda Soares e a todos vocês que acreditaram. O nosso trabalho aqui é dizer que estamos juntos – contou ela.
Foto: Divulgação
E destacou, ainda, o reconhecimento da importância do trabalho dos alfabetizadores.
– Nós, da Secretaria de Estado de Educação, reconhecemos que, lá no fim, na etapa do Ensino Médio, só teremos êxito com o bom trabalho de base de vocês. Então, a nossa gratidão é muito grande. Pedimos que levem um abraço às equipes de gestão das escolas, porque esse trabalho é um trabalho conjunto, não dá pra fazer sozinho. A equipe da Seeduc-RJ entende que a rede de ensino não é somente a rede estadual ou as redes municipais. Nós somos uma rede pública, nós trabalhamos para a população do estado do Rio de Janeiro. Esse é o nosso lema: afeto, acolhimento, chorar juntos, mas sorrir juntos, também – finalizou a secretária.
A subsecretária de Planejamento e Ações Estratégicas da Seeduc, professora Myrian Medeiros, lembrou que a parceria com o Ministério da Educação (MEC), por meio do Comitê Nacional de Compromisso Criança Alfabetizada, teve início em junho de 2023, quando foi criado o Comitê Estratégico Estadual e realizados vários projetos como a avaliação diagnóstica para todas as turmas do estado e a formação de grupos de articuladores estaduais e municipais, entre outras ações.
– Dentro das iniciativas criadas, nós temos vários eixos. Entre eles, as premiações de boas práticas. O Prêmio Magda Soares representa mais uma etapa do compromisso vencida. É o momento de os professores socializarem os seus saberes, suas práticas. O que nós queremos é continuar esse movimento, que ele perdure. É isso que a gente pede.
O superintendente de Desenvolvimento de Pessoas, Diego Ferreira, destaca que a etapa estadual do Prêmio Magda Soares reitera o compromisso da Seeduc-RJ com a qualificação da alfabetização em território fluminense, por meio da valorização de seus professores alfabetizadores.
– É um trabalho essencial para a qualificação de todas as etapas da educação básica, na medida em que o acesso às chaves para o domínio da leitura e da escrita dão sólidos fundamentos para um futuro melhor para todos – explica ele.
Para a professora Paula Guedes da Costa, o Prêmio não é uma competição, mas reconhecimento e motivo de orgulho para todos que participaram e contribuíram com práticas novas. Sobre o seu projeto, ‘É Bom e Faz Crescer’, ela explica a participação dos alunos.
– Acho o que tornou esse projeto rico, com tanto significado para as crianças, foi justamente porque eles foram os meus norteadores. Cada conversa que nós tínhamos, cada avaliação do que nós fazíamos em sala de aula, foi importante. Eu sentava com os alunos, a gente conversava, e eles mostravam o que gostariam de fazer. Isso foi norteando todo o meu planejamento, e eu fui trazendo para eles propostas que faziam com que eles ficassem motivados a tentar escrever, a pensar sobre aquilo que estavam escrevendo, para não ficar algo mecânico. A minha proposta era com gêneros textuais, para eles entenderem a função social da escrita e o porquê de cada atividade. Desenvolvemos todas as áreas de conhecimento, e isso fez com que as crianças se sentissem importantes. A minha proposta era justamente essa – diz a professora.
Também participaram das mesas do encontro os educadores Lucimar da Silva Veiga, Claudia Domingos, Mônica de Carvalho Teixeira, Clarice Botelho, Reinaldo José Lima, Janaina Fortunato Alves Dias, Álvaro Araújo e Rita Manhães.
O evento contou, ainda, com a presença dos alunos do Ensino Normal, curso de formação de professores, dos colégios estaduais Júlia Kubitschek, do Centro do Rio, e Ignácio Azevedo do Amaral, do Jardim Botânico, Zona Sul do Rio.
Foto: Divulgação
Finalistas do Prêmio Magda Soares
Belford Roxo
Carlos José Moura De Carvalho
Música e Letramento
Escola Municipal Deputado Oswaldo Lima
Guapimirim
Camila Cardoso da Silva Castilho
Senhor Alfabeto No Mundo Encantado Dos Sons
Escola Municipal Silva Crespo
Maricá
Maria Martinha Barbosa Mendonça
“Em guarani também se lê e escreve”: narrativas sobre leitura e escrita bilíngue
Escola Municipal Indígena Guarani Kyringue Arandua
Natividade
Taísa de Mattos Simplício
Juntos ensinando com amor e semeando a inclusão
Escola Creche Municipal João Fernandes
Nova Iguaçu
Fernanda Maria Chaves Ramos
Eu também sou curumim
Escola Municipal Maria Eliondas
Rio Claro
Paula Guedes da Costa
É Bom e Faz Crescer
Centro Municipal de Ensino Deputado Câmara Torres
Rio das Flores
Valdirene Loyane Teixeira
Projeto de Leitura na Alfabetização
Abordando Temas Transversais
Escola Municipal Três Ilhas
Rio das Ostras
Pedro Henrique Leite Ribeiro
Arca de Vinícius: Embarcando Com Poesia Na Alfabetização
Escola Municipal Simar Machado Sodré
Rio de Janeiro
Claudia Odete Muniz Orioli Baptista
A caixa do leitor: conectando leituras, famílias e escola na alfabetização
Escola Municipal Ayrton Senna da Silva
Saquarema
Jorge Adrihan do Nascimento de Moraes
Alfasaqua: Letramento, Memória e História Como Prática Social na Promoção da Cidadania
C.M. Educação Menaldo Carlos de Magalhães
Silva Jardim
Elaine Fernandes Morais
Leitura infantil, imaginação, sequência didática: práticas cotidianas para uma alfabetização de qualidade e ludicidade
Centro Integrado Educacional Adail Maria Tinoco
Fonte: Secretaria de Estado de Educação