Iniciativa faz parte de um pacote de ações voltadas para a recomposição de aprendizagens
A Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (Seeduc-RJ) lançou esta semana o Programa Estadual de Leitura para 2024. A proposta visa estimular o interesse pela leitura entre os estudantes, garantindo acesso a diferentes tipos de textos, enriquecendo o repertório literário e fortalecendo a capacidade de compreensão e interpretação da leitura. Para o próximo semestre, estão previstas diferentes ações, entre elas a realização de Sarau Literário e de Oficina do Livro.
– Nós estamos promovendo as condições ideais para todos encontrarem o caminho do conhecimento. O estudante que lê é capaz de interpretar melhor o mundo e escolher melhor o seu projeto de vida. O livro é o portal da transformação da aprendizagem e da nossa vida. Construímos novos elos de compromisso e companheirismo – declarou a secretária de Estado de Educação, Roberta Barreto.
O Programa de Leitura é uma realização da Subsecretaria de Gestão de Ensino da Seeduc, por meio da Superintendência Pedagógica, e faz parte de um pacote de ações voltadas para a recomposição de aprendizagens dos estudantes e o compromisso de despertar nos jovens o prazer da leitura. O programa incentiva a formação plena dos estudantes, ampliando horizontes, aprofundando conhecimento e desenvolvendo competências essenciais para a construção da autonomia.
– Todo o trabalho de recomposição de aprendizagens foi pensado e estruturado com muito carinho, desde o início do ano, com a distribuição de obras literárias para as escolas estaduais, além do apoio de recursos digitais para os professores. Entre nossas metas, o principal desafio é despertar o brilho no olhar dos nossos alunos pela leitura, formando uma geração cada vez maior de leitores – comentou a subsecretária de Gestão de Ensino, Joilza Rangel.
A Seeduc vem realizando entregas de livros didáticos e paradidáticos para alunos de diversas regiões do estado. São títulos com temas como história, ficção, mistério, feminismo, entre outros. As obras estão sendo distribuídas nas escolas da rede estadual e foram escolhidas por membros do grêmio estudantil, após a realização de pesquisas em 2021 e 2022.