Espaço virtual reúne os principais serviços que o setor presta ao cidadão
Um momento especial para toda a rede de ensino do estado do Rio de Janeiro. Foi lançado nesta terça-feira (30/07), no auditório da Fundação Cesgranrio, no Rio Comprido, o canal da Inspeção Escolar no site da Secretaria de Estado de Educação. O espaço virtual foi desenvolvido pela Coordenação Geral de Inspeção Escolar, Certificação e Acervo (COOGIE), reunindo informações pertinentes e diversas funcionalidades, como emissão de documentos de escolas extintas, equivalência de estudos no exterior, certificação do Encceja e autenticação de documentos, dentre outros. A ferramenta facilita o acesso aos serviços oferecidos pela Seeduc-RJ.
– Nesse momento, a gente está entregando não só mais um sonho, mas também uma ferramenta que vai gerar mais progresso para a educação do estado do Rio de Janeiro. Quando eu me encontro com os colegas secretários de estado, percebo que nós temos uma organização da inspeção escolar ímpar, muito maior do que vários estados, que, inclusive, dependem do corpo dos Conselhos Estaduais de Educação para fazer o serviço que vocês fazem. Eu quero dizer que não estou somente feliz, mas realizada em entregar mais um sonho das equipes da Seeduc – afirmou a secretária de Estado de Educação, Roberta Barreto.
A Inspeção Escolar é o setor que desempenha o papel de credenciar, autorizar, supervisionar e avaliar as instituições escolares de Educação Básica e Profissional do estado do Rio de Janeiro. Presente em todos os 92 municípios do estado, por meio de quase 30 polos de atendimento ao cidadão, incluindo as unidades do Rio Poupa Tempo, esta área coordena diversas atividades, zelando pelo bom funcionamento das escolas vinculadas ao Sistema Estadual de Ensino.
– Isso é um trabalho realmente de toda a equipe, de extrema importância para todos. A Secretaria de Educação está aqui para apoiar a todos que procuram ajuda com seu histórico, seus documentos, informações etc. A gente tende a aumentar essa entrega a partir de algumas ações que estamos desenvolvendo, incluindo este canal. Esta é uma grande conquista, e agradeço a todos por esta realização – comentou a superintendente de Gestão das Regionais Administrativas, Maria José Rangel Ribeiro Mello.
As escolas particulares também poderão aproveitar as funcionalidades desta ferramenta, pois o ensino privado precisa da autorização da Secretaria de Estado de Educação. O canal conta com uma área de autorização de funcionamento, onde o representante legal de uma instituição particular tem acesso a um manual com todas as informações necessárias para a abertura de uma escola.
– O canal não é apenas um recurso de acesso à informação para o cidadão, é uma ferramenta de trabalho para os professores inspetores escolares, diretores, secretários escolares e representantes legais. Neste novo instrumento, a gente traz dados estatísticos, dados educacionais. Esta é uma iniciativa pioneira, pois nossa equipe realizou uma pesquisa no site das Secretarias de Educação do nosso país e não encontrou nada similar com o que estamos lançando. São 16 anos de ascendente atuação da Inspeção Escolar com um único objetivo: garantir a qualidade e a eficácia do processo educacional – concluiu a coordenadora Monique Málla.
A nova ferramenta, além da transparência, traz segurança a alunos, professores, servidores e toda a comunidade. É mais um passo que a Seeduc dá a favor da educação no estado do Rio de Janeiro. Acesse https://www.inspecaoescolar.educacao.rj.gov.br/ e confira o nosso novo canal.
Fonte: Seeduc-RJ