Serie_Seeduc_Universidades-1

Foto/Divulgação: Sandra Barros – Seeduc-RJ

A Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (Seeduc-RJ) lançou a série ‘Da Escola ao Campus’ em suas redes sociais, com o objetivo de estimular o ingresso de alunos da rede estadual no Ensino Superior e apresentar o dia a dia das principais universidades públicas do estado. O material audiovisual será conduzido por estudantes que fazem parte do Programa Jovem Repórter, de diferentes unidades da rede espalhadas por vários municípios do estado.
A iniciativa busca mostrar a diversidade de cursos oferecidos pelas instituições e promover bate-papos esclarecedores entre alunos e professores, além de destacar programas de assistência estudantil, como iniciativas de apoio financeiro e permanência para estudantes de baixa renda.
— Esta parceria da Seeduc com as universidades é de extrema importância, uma vez que tem como principal objetivo inspirar nossos jovens a acreditarem que, seja por meio do Enem, dos vestibulares e do esforço pessoal, é possível realizar o sonho de cursar o Ensino Superior e dar os primeiros passos rumo a uma carreira de sucesso. Já temos uma entrada expressiva de alunos da rede nas universidades, mas queremos ampliar ainda mais esses números — destacou a secretária de Estado de Educação, Roberta Barreto.
A série é composta por quatro episódios, que serão divulgados mensalmente. Ao longo dos capítulos, os jovens repórteres visitarão a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), a Universidade Federal Fluminense (UFF), a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Nessas ocasiões, eles terão a oportunidade de conhecer de perto o ambiente acadêmico e esclarecer dúvidas sobre o Ensino Superior.
— O dia foi tão incrível! Conhecer a Uerj, o campus Maracanã, foi uma oportunidade maravilhosa. É a universidade que eu mais quero entrar. Ainda estou em dúvida se vou fazer Direito ou Jornalismo, mas fiquei feliz de poder conhecer, na prática, um pouco mais dessa instituição tão importante — contou Marina Motta, estudante do Ciep 117 Carlos Drummond de Andrade – Brasil-Estados Unidos, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. A escola foi a primeira a apresentar o universo acadêmico público para os alunos dentro desse projeto.
Já Camilly Carvalho Cunha, da mesma unidade, atualmente na 3ª série do Ensino Médio, após a vivência teve a certeza de que quer estudar na universidade.
— Eu fiz as duas provas de qualificação da Uerj. A prova não é muito difícil e nem cansativa. Fiquei realmente feliz por ter feito depois de um professor me incentivar bastante. Agora, espero passar na discursiva e conseguir a vaga na universidade no próximo ano — comentou Camilly.
Uma das próximas visitas acontecerá na Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói, na Região Metropolitana do Rio. A estudante Lara Shupingahua, de 18 anos, da Intercultural Brasil-França – Ciep 449 Governador Leonel de Moura Brizola, se diz ansiosa com a oportunidade.
— Estou animada com esse projeto. Minhas expectativas estão altíssimas para conhecer mais sobre a faculdade, os cursos e também um pouco do que viveremos nos próximos anos. Afinal, estamos nos formando agora — disse a aluna.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *