Foto/Divulgação
A Secretaria Municipal de Trabalho e Renda, por meio do programa Rio +Elas, iniciou nesta segunda-feira (9) o curso de Trancista, realizado na UDES – Unidade de Desenvolvimento Social, no Centro do Rio. A iniciativa tem como objetivo capacitar mulheres e ampliar as oportunidades de geração de renda, especialmente durante o período do Carnaval.
Além desta segunda-feira, o curso acontece também nos dias 10/02, nesta terça, e 11 de fevereiro, das 9h às 16h, na Praça da República, 139. Durante a formação, as alunas participam de um intensivão prático, com aprendizado de técnicas como tranças tererê, nagô enfeitado, entre outras modalidades bastante procuradas nessa época do ano.
De acordo com o secretário municipal de Trabalho e Renda, Manoel Vieira, a ação reforça o compromisso da Prefeitura com a autonomia econômica das mulheres.
“O Rio +Elas é um programa pensado para gerar oportunidades reais. Esse curso de trancista é uma formação rápida, prática e alinhada com a demanda do Carnaval, permitindo que essas mulheres saiam daqui prontas para empreender e garantir uma renda extra”, destacou o secretário.
A idealizadora do programa Rio +Elas, Stefanie Lucena, ressaltou a importância do curso como ferramenta de inclusão produtiva.
“Mais do que ensinar uma técnica, o curso fortalece a autoestima e a independência financeira das participantes. O Carnaval é uma grande vitrine de oportunidades, e queremos que essas mulheres estejam preparadas para aproveitá-las”, afirmou.
Quem não realizou a inscrição ainda pode participar. Basta comparecer à UDES a partir das 9h, durante os dias de curso ou pelo link: https://pref.rio/servicos/

