Ação tem por objetivo promover atendimento digno, considerando dificuldades como barreira do idioma e pluralidade cultural entre os países
A Secretaria Municipal de Saúde de Niterói encerrou nesta quinta-feira (05) um evento para capacitação dos profissionais de saúde com foco no atendimento no SUS à população dos migrantes e refugiados. O objetivo da ação, que teve início na quarta-feira (04), é desenvolver um atendimento justo e digno, garantindo os direitos da população migrante, considerando as situações vulneráveis e desfavoráveis desta população, tais como a barreira da língua e a pluralidade cultural entre os países. O evento aconteceu das 09 às 16h30, no auditório da Casa Amarela.
A apresentação dos temas ocorreu de forma interativa, atraindo e inserindo o público presente em todas as fases dos debates, com perguntas e participação via questionário online, que mostrava as respostas de todos em tempo real.
Ao longo dos dois dias de capacitação a finalidade foi ir além da exposição dos direitos dos migrantes, mas mostrar para os profissionais da saúde que eles são uma ponte importante para assegurar o conhecimento e chegada desse público ao serviço do SUS, garantindo por direito, um acesso pleno à saúde.
A ação é uma parceria com a Secretaria Municipal de Direitos Humanos, Secretaria Municipal de Assistência Social e Ministério da Saúde.
Em dezembro de 2021 a Prefeitura recebeu a certificação MigraCidades 2021, da Organização Internacional para as Migrações (OIM), agência da ONU, em virtude de seus trabalhos com migrantes e refugiados.