IMG-20260130-WA0011

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Clima (SMAC) promove, neste sábado, dia 31, no bairro de Irajá, na Zona Norte da cidade, mais uma importante etapa do Planta+Rio, programa inovador da Prefeitura do Rio. A iniciativa atende a pedidos diretos da população para transformar a paisagem urbana com a participação direta do carioca, reforçando a estratégia municipal para tornar a cidade mais sustentável e resiliente ao calor extremo. O projeto, em parceria com a Fundação Parques e Jardins, permite que moradores de todas as áreas do Rio de Janeiro solicitem mudas pelos canais 1746.


A chegada do Planta+Rio ao bairro de Irajá reafirma o compromisso do programa com a Zona Norte. O plantio de mudas, que será realizado próximo à estação de metrô de Irajá, na Avenida Pastor Martin Luther King, 7171, às 8h30 , cumpre o objetivo de levar mais conforto térmico à região.

– Esse programa permite que os moradores tenham papel central na iniciativa, podendo solicitar mudas, acompanhar o andamento do plantio e cuidar das árvores em suas comunidades. A arborização urbana vai muito além de um simples gesto estético ou ambiental. Ela representa um compromisso coletivo com a qualidade de vida, o equilíbrio ecológico e o futuro sustentável das cidades. As árvores são equipamentos urbanos tão essenciais quanto o asfalto, a iluminação pública ou o saneamento básico – disse a secretária de Meio Ambiente e Clima, Tainá de Paula.

– Uma população participativa faz com que o trabalho da SMAC e da Fundação de Parques e Jardins seja corroborado por quem está na ponta, por aquelas pessoas que vivem os problemas e apresentam soluções. O Planta+Rio é a ponta de um iceberg que está apenas emergindo, mas tem raízes profundas nas políticas públicas de mitigação das mudanças climáticas, explica Ricardo Pinheiro, presidente da FPJ.

As espécies da ação em Irajá foram selecionadas pela equipe técnica da Fundação Parques e Jardins (FPJ), considerando a adaptação ao solo local. Entre elas estão Aldrago, Canafístula, Ipê dourado, Ipê roxo bola, Lanterneira, Pitanga, Escumilha e Sibipiruna.

Planta+Rio

A SMAC planeja ampliar a cobertura arbórea viária do município até 2028 com espécies nativas da Mata Atlântica em calçadas, praças e outras áreas públicas, em projeto alinhado ao Plano de Desenvolvimento Sustentável e Ação Climática (PDS) do município. A expectativa é plantar 200 mil mudas até 2028. A ação contribuirá para a redução das temperaturas, no combate à poluição e no fortalecimento da biodiversidade local. Moradores poderão fazer a solicitação por todos os serviços da central 1746:

-WhatsApp 1746 (3460-1746);
-Site 1746 (www.1746.rio).

Fonte: Ascom 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *