Serviços específicos e orientações estarão à disposição da população
A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo abriu um espaço, em parceria com o São Gonçalo Shopping, no Boa Vista, para os gonçalenses que precisam de orientação e alguns serviços de saúde. O local funciona de segunda a sexta, das 10h às 17h. Localizada nas lojas 243 e 244 (2º andar, ao lado da Magalu), a unidade tem representantes de dois ou mais programas das subsecretarias da Atenção Básica e de Saúde Coletiva por dia da semana.
Ao todo, são 14 programas oferecidos na cidade em todas as unidades básicas de saúde. Além das orientações sobre os programas, os gonçalenses podem realizar as testagens rápidas de sífilis, HIV e hepatite; se vacinarem contra o coronavírus e gripe, aferir a pressão e fazer elogios ou reclamações na Ouvidoria da Saúde em dias determinados da semana.
Dependendo dos resultados dos exames e da necessidade de cada morador em relação às orientações, eles poderão realizar agendamentos de consultas, outros exames e tratamentos. A coordenadora do Núcleo de Educação Permanente em Saúde (Neps), Aline Serra, acredita que o espaço vai ajudar no acolhimento das pessoas fora de uma unidade de saúde.
“A intenção é mostrar um pouco do que os programas oferecem onde o público está. E dali, eles podem procurar uma unidade de saúde que terá o atendimento específico que ele precisa. Muitas vezes, as pessoas não procuram os programas porque não sabem nem que eles existem. Outro benefício é poder fazer a vacinação e os testes rápidos durante um passeio ao shopping”, descreveu Aline Serra.
O local também vai funcionar aos sábados quando houver ações de Dia D determinadas pelo Ministério da Saúde ou pela Secretaria de Estado de Saúde. No Dia D, o espaço também vai funcionar das 10h às 17h. “Abrimos o espaço para servir a população de segunda à sexta. No entanto, quando o Ministério da Saúde definir ações do Dia D aos sábados, nós também vamos fazer parte com o espaço”, finalizou Aline.
Cronograma de funcionamento:
Segunda – Programas Municipais de Atenção Integral à Saúde da População Negra; de Controle ao Tabagismo (manhã) e do Aleitamento Materno (tarde);
Terça – Programas Municipais de Atenção Integral à Saúde da População LGBTQIA+; Hiperdia – hipertensão (manhã) e diabetes (tarde), de combate à Tuberculose e Hanseníase e vacinação contra a gripe e covid-19;
Quarta – Teste rápido de sífilis, HIV e hepatite; programas municipais de Atenção Integral à Saúde da Mulher e da Criança e Adolescente e Sistema de Informação e Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan), que faz avaliação nutricional e acompanha os beneficiários do Bolsa Família;
Quinta – Programas Municipais de Atenção Integral à Saúde do Homem; de Atenção às Doenças Respiratórias Crônicas (manhã) e Vigilância em violência (tarde), teste de PSA (exame rápido de sangue que pode detectar câncer de próstata);
Sexta – Programa Municipal de Atenção Integral à Saúde do Idoso, acompanhamento do Bolsa Família, Ouvidoria da Semsa e coordenação da Saúde Mental.