IMG-20251031-WA0019

Foto/Divulgação

Cidade ganha um novo espaço o Instituto Casa do Ontem Gonçalense

Pensando em deixar sua história registrada para o futuro, a cidade de São Gonçalo, no Rio de Janeiro, inaugurou na última quinta-feira (30/10) o Instituto Casa do Ontem Gonçalense. O novo espaço será dedicado ao resgate, preservação e valorização da história e da memória da cidade. O local, situado no segundo piso do Partage Shopping São Gonçalo, foi oficialmente aberto ao público. O projeto é fruto de uma parceria entre o Partage Shopping, a Associação dos Amigos e Infantes do 3º BI, com apoio da Prefeitura de São Gonçalo e de outras instituições. Com curadoria da Associação dos Amigos e Infantes do 3º BI, o Instituto foi idealizado para se tornar um espaço cultural e educacional, que apresenta a trajetória histórica da cidade de forma acessível, interativa e inspiradora.

 

Durante a inauguração, o público pôde visitar uma exposição permanente dedicada à história do Exército Brasileiro em São Gonçalo, além de conhecer outras mostras que retratam diferentes períodos da cidade, da colonização e emancipação político-administrativa à industrialização e aos dias atuais.

Foto/Divulgação

Para Sérgio Reimol, chefe de gabinete do vice-prefeito João Ventura, o espaço representa uma nova forma de contar e celebrar a história da cidade. “Esse é um espaço que mostra de forma diferente a história de São Gonçalo para a população, com uma linguagem mais específica. A cada momento, o objetivo é trazer mostras dos grandes feitos e momentos que marcaram nossa cidade. Esse é um resgate da nossa história com uma nova configuração. São Gonçalo passa a ter a Casa do Ontem e o ontem é muito rico e precisa ser mostrado”, afirmou.

Foto/Divulgação: Fabio Guimarães

A origem do Instituto Casa do Ontem Gonçalense remonta aos anos 2000, com o movimento de restauração da histórica Capela da Luz, datada do século XVII. Desde então, a iniciativa se fortaleceu por meio de diversos movimentos culturais locais, com destaque para o trabalho do Instituto Histórico e Geográfico de São Gonçalo, do qual participaram membros que contribuíram diretamente para a criação e formalização do novo Instituto.

Foto/Divulgação: Fabio Guimarães

O evento contou com o show do cantor e compositor Sérgio Bessa, com a presença de várias autoridades e representantes da sociedade gonçalense como: Coronel Cilênio de Souza Pontes, Tenente Pitta (que representou o Coronel César Bonfim comandante do 21° Grupo de Artilharia de Campanha), Coronel Almada, Capitão Pedra, Capitão Fontes, Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico Evanildo Barreto, Professor Rui Aniceto Fernandes, Joezo Ribeiro, Joaquim Márcio da Batatas Crac, entre outras personalidades.  

Foto/Divulgação

“O evento foi muito marcante, um sucesso. Tudo graças ao nosso vice-prefeito João Ventura que trabalhou com muita dedicação para inauguração do novo espaço. Pois ele sabe da importância de registrar e documentar nossa história. Queremos aproveitar e agradecer a todos que prestigiaram nossa inauguração, e ao Prefeito de Itaboraí Marcelo Delaroli, por ter autorizado a participação da cerimonialista  Lúcia Rodrigues, que abrilhantou ainda mais nosso evento”, finalizou Sérgio Reimol.   

Foto/Divulgação: Fabio Guimarães

Fonte: Secom/Com informações da PMSG 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *