Vários grupos são contemplados nesta fase
A Secretaria de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo vacina contra a gripe pessoas que têm comorbidades, pessoas com deficiência permanente; adolescentes e jovens em medidas sócio-educativas, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade, forças armadas e forças de segurança e salvamento, trabalhadores portuários, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo, rodoviário urbano e de longo curso. Neste grupo, ao todo, são 155.090 pessoas em São Gonçalo e o objetivo é vacinar, pelo menos, 139.581 mil indivíduos. Esta terceira fase segue até dia 9 de julho. A vacinação acontece nas 66 unidades de saúde, de segunda a sexta, das 8h às 17h.
Professores e idosos, que são da segunda fase da vacinação contra a gripe, podem continuar se vacinando, assim como as pessoas do grupo da primeira fase: crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias, gestantes, puérperas (até 45 dias pós-parto), povos indígenas e trabalhadores da saúde.
Quem tem direito a tomar a vacina contra a gripe tem que ficar atento ao intervalo entre os imunizantes da gripe e da covid-19, que deve ser de 14 dias. Quem já tomou a vacina da covid-19, tem que esperar 14 dias para procurar as unidades de saúde para se vacinar contra a gripe. E quem já tomou a vacina da gripe também tem que esperar 14 dias para tomar a vacina contra o coronavírus. Quem tomou a primeira dose de qualquer vacina contra a covid-19 e está aguardando a segunda dose, pode tomar a vacina da gripe neste intervalo, sempre obedecendo o espaço de 14 dias entre elas.
São Gonçalo imunizou 55.929 pessoas com a vacina da gripe, sendo 18.098 crianças, 2.355 gestantes, 718 puérperas e 6.090 trabalhadores da saúde, todas da primeira fase; além de 27.018 idosos e 1.822 professores, da segunda fase. Da terceira fase, foram vacinados 748 pessoas com comorbidades, 13 rodoviários, nove pessoas das forças de segurança e forças armadas. Não houve procura de pessoas com deficiência, caminhoneiros e portuários. O total de vacinados corresponde a 12,6% da população-alvo, um total de 452.792 pessoas. O objetivo é vacinar 90% deste público, um total de 407.513 pessoas.
Para se vacinar, é preciso apresentar a carteira de vacinação (adulto e criança), identidade ou certidão de nascimento, cartão do SUS ou CPF e comprovante de residência. Todas as salas de vacinação de rotina aplicam o imunizante, exceto os locais que aplicam a vacina da covid-19. Vale lembrar que se o indivíduo estiver com sintomas de gripe, não pode se imunizar. É necessário aguardar a total recuperação para a aplicação da vacina.