Famílias inteiras têm procurado os postos para se imunizar
São Gonçalo continua a vacinação contra covid-19 para os gonçalenses com mais de 18 anos neste sábado (10). Doze pontos de vacinação estão disponíveis, três deles com drive-thru, preferencialmente para idosos e pessoas com mobilidade reduzida, das 8h às 17h. Nesta sexta-feira (9), os pontos de vacinação vacinaram mais de 15 mil pessoas.
Com a vacinação aberta para a população com mais de 18 anos, muitos jovens levaram pais e avós para a vacinação. Famílias inteiras estavam nas filas, como é o caso de Cláudia França, que foi acompanhada do marido e dos dois filhos.
“A vacina é importante, acreditamos na ciência. Todos nós tivemos covid, um dos meus filhos ficou internado 8 dias, foi um momento de muita preocupação. Estou muito feliz por ter a oportunidade de tomar a vacina”, disse Cláudia França, de 52 anos, moradora do Galo Branco.
Seu filho, que esteve internado com covid-19, ficou aliviado. “Considero muito importante a vacinação. Não é para escolher vacina, não deixar para depois, o importante é vacina no braço”, disse Moisés França, 30.
Apesar de pontos cheios, as pessoas elogiaram a organização. “A organização superou a minha expectativa. Está indo muito rápido e estou muito feliz de tomar a vacina”, disse Rafael Alves, 18.
Outros jovens elogiaram a iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde de acelerar a vacinação. “Estou me sentindo muito feliz e muito aliviada. Eu, como estudante da ciência, fico orgulhosa com o avanço da vacinação, especialmente da minha idade. Acho bastante inteligente, pois as vacinas têm um prazo de validade e adiantar as idades foi uma ótima medida”, Ramana Ramalho, 19, moradora do Mutuá.
Para a segunda dose, as vacinas Astrazeneca e Coronavac estão disponíveis. A primeira para quem tem mais de 12 semanas de vacinado e a segunda para quem tem mais de 21 dias de vacinado. A segunda dose da Pfizer ainda não está disponível. Para a segunda dose, todos devem estar munidos com o comprovante da primeira dose da vacina aplicada no município.
Grávidas, puérperas e lactantes têm exclusividade para tomar a vacina da Pfizer. Pessoas com comorbidades, doenças neurológicas crônicas e deficiência permanente também podem tomar esta vacina, segundo o informe técnico do Governo do Estado. No entanto, não há exclusividade, já que estes grupos podem ser vacinados com outras vacinas. Para ter escolha do imunizante, o gonçalense deve ter um laudo médico indicando a aplicação da vacina escolhida e os motivos.
Comprovante de residência – Para a vacinação, todos devem apresentar CPF ou cartão do SUS, caderneta de vacinação e comprovante de residência no próprio nome. Quem não tiver comprovante de endereço no próprio nome poderá apresentar comprovante no nome de seus pais ou cônjuge, desde que comprove tal parentesco.
Locais de vacinação, de segunda a sábado
– Polo Sanitário Dr. Washington Luiz, Zé Garoto, das 8h às 17h
– Salão do Clube Mauá, Centro, das 8h às 17h
– Umpa Nova Cidade, das 8h às 17h
– Clínica Gonçalense do Mutondo, de segunda a sexta, das 8h às 21h. Sábados, das 8h às 17h
– Polo Sanitário Dr. Hélio Cruz, Alcântara, das 8h às 17h
– Clínica da Família Dr. Zerbini, Arsenal, de segunda a sexta, das 8h às 21h. Sábados, das 8h às 17h
– Polo Sanitário Rio do Ouro (não tem Pfizer), das 8h às 17h
– PAM Coelho (não tem Pfizer), das 8h às 17h
– Cras Vista Alegre, das 8h às 17h
– PAM Neves, das 8h às 17h
– Umpa Pacheco (não tem Pfizer), das 8h às 17h
– Estacionamento da Igreja Universal do Reino de Deus de Alcântara (não tem Pfizer), das 8h às 17h
Pontos com drive thru
– Campo do Clube Mauá, Centro, das 8h às 17h
– Centro de Tradições Nordestinas, Neves, das 8h às 17h
– Cras Vista Alegre, das 8h às 17h
Público-alvo e documentação solicitada para primeira dose
– Pessoas com mais de 18 anos:
Identidade, CPF ou cartão do SUS e comprovante de residência de São Gonçalo no próprio nome
– Grávidas, puérperas e lactantes com mais de 18 anos:
Documentos solicitados: autorização médica por escrito para a aplicação da vacina, identidade, CPF ou cartão do SUS, comprovante de residência no próprio nome e carteira de vacinação.