Odontomóvel vai auxiliar nas ações de prevenção
A Subsecretaria de Odontologia da Secretaria de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo retomou os trabalhos de prevenção e promoção em saúde bucal. De forma gradual, as equipes estão em reorganização do trabalho nas unidades para o atendimento odontológico da população e, para isso, as 104 equipes da odontologia das unidades de Saúde da Família estão sendo qualificadas no auditório da Secretaria de Saúde, no São Gonçalo Shopping. O Odontomóvel começou a prestar atendimento no Centro Especializado em Reabilitação (CER) de Neves, nesta segunda-feira (05), e permanecerá no local por tempo indeterminado.
Uma das primeiras ações realizadas pela nova gestão da Subsecretaria de Odontologia foi a reorganização do atendimento das equipes de saúde bucal que trabalham na Atenção Primária em Saúde. Entre as ações, uma das prioridades é a qualificação dos cirurgiões – dentistas e auxiliares em saúde bucal em relação ao trabalho da odontologia no Sistema Único de Saúde (SUS), Atenção Primária em Saúde, Estratégia Saúde da Família, seus indicadores e metas pactuadas pelo Ministério da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde.
A qualificação, que está acontecendo aos poucos e respeitando os protocolos de segurança referente à pandemia da covid-19, já alcançou mais de 50% das equipes. “Além de reorganizar o processo de trabalho, busca-se, principalmente, qualificar o atendimento odontológico para cada munícipe, diminuindo os índices de doenças bucais da população gonçalense”, disse Dr. Paulo Alberto Nascimento, Subsecretário de Odontologia.
Outra ação realizada pela Subsecretaria de Odontologia foi a reativação do Odontomóvel, que já está realizando os serviços de orientação de higiene oral, técnicas de escovação e aplicação de flúor no CER em Neves. As equipes atenderão de segunda-feira a quinta-feira, sempre das 8h às 17h. Aos sábados, as equipes passarão a visitar escolas, igrejas e instituições conforme solicitado à Secretaria Municipal de Saúde.
Os odontomóveis chegam para ampliar o acesso da população aos serviços odontológicos. Ao todo, a subsecretaria mantém 120 consultórios odontológicos em Unidades de Saúde da Família (USF) que podem ser procurados para atendimento. Por conta da pandemia, existe um protocolo do agendamento desses pacientes para prevenção da disseminação da doença durante os atendimentos odontológicos.
“O objetivo do Odontomóvel é trabalhar em unidades de saúde que ainda não têm consultório dentário para o primeiro atendimento, aumentando o acesso dessa população ao serviço de saúde bucal. Outro projeto é a inclusão desse Odontomóvel nas escolas para orientação e promoção de saúde. Os profissionais vão orientar os estudantes sobre a prevenção de doenças que podem começar pela boca, ensinar sobre escovação correta e manutenção da higiene bucal. A orientação também servirá para induzir a ida aos postos de saúde mais próximos das residências das crianças para aquelas que necessitam de tratamento”, disse Dr. Paulo Alberto.
Após os primeiros atendimentos e avaliações, dependendo da necessidade, o paciente é encaminhado para um especialista do Centro de Especialidade Odontológica (CEO), que tem unidades no Barro Vermelho e Neves. As emergências odontológicas são realizadas nas Unidades Municipais de Pronto Atendimento (Umpas) de Nova Cidade e Pacheco e Pronto Socorro Central, no Zé Garoto, que estão atendendo 24h por dia, todos os dias da semana.