Agosto Dourado promove várias atividades nas unidades de saúde
O mês de agosto é conhecido, mundialmente, na área da saúde, por estimular o aleitamento materno. Também chamado de Agosto Dourado, o mês é marcado por eventos para lembrar a importância da amamentação e potencializar as informações entre os funcionários da rede pública de saúde, que serão os reprodutores das informações em suas unidades. Este ano, as atividades de incentivo vão acontecer em USFs, polos sanitários, na Maternidade Municipal Mário Niajar e na Clínica Gonçalense do Mutondo.
A cor dourada foi escolhida porque compara a amamentação ao ouro. O alimento é o mais completo e essencial para os bebês e pode ser oferecido, com exclusividade, até os seis meses de vida. Para repassar essas e outras informações, as ações vão enfatizar a importância da educação e da rede de apoio para fortalecer o aleitamento materno.
Os objetivos são formados por quatro pilares: informar as pessoas sobre a importância de proteger a amamentação; apoiar a amamentação como uma responsabilidade vital de saúde pública; articular indivíduos e organizações para maior impacto e potencializar ações para proteger o aleitamento materno para melhorar a saúde coletiva.
“O leite materno é considerado o padrão ouro de qualidade da alimentação para os bebês. A criança que mama no peito tem mais saúde e adoece menos. Este ano, com o tema “Fortalecer a amamentação: educando e apoiando”, nós vamos não só incentivar a amamentação entre as usuárias, mas reforçar as informações entre os funcionários”, disse Aline Aguiar, coordenadora do Programa de Aleitamento Materno e nutricionista da Área Técnica de Alimentação e Nutrição (Atan) da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo.
As ações começam no dia 4 de agosto, na Unidade de Saúde da Família (USF) do Coelho, às 9h. Este é o único evento na primeira semana, que também é chamada de Semana Mundial do Aleitamento Materno, que acontece entre os dias 1º e 7 de agosto. As demais atividades acontecerão durante o restante do mês nos polos sanitários, na Clínica Gonçalense do Mutondo, na Maternidade Municipal Mário Niajar, no Mutondo; e em outras USFs.
As unidades terão rodas de conversa com mães, gestantes e lactantes para mostrar a importância da amamentação e estimular o ato pelo maior período possível. Na conversa, as mães poderão tirar suas dúvidas sobre o tema e receber mais orientações sobre os mitos e verdades do aleitamento materno, como qualidade do leite, amamentação cruzada, nova gestação, alimentação da mãe, entre outros. “O aleitamento materno é o primeiro hábito alimentar saudável e é preciso apoiar, proteger e incentivar. Por mais que seja natural, não é fácil”, finalizou Aline.
ATIVIDADES –
04/08: USF Coelho, às 9h
09/08: Clínica Municipal Gonçalense, às 10h; e Maternidade Municipal Mário Niajar, às 13h
11/08: USF Ana Nery, às 10h
12/08: USF Lindo Parque, às 9h
15/08: USF Mahatma Gandhi, Jardim Califórnia, às 9h
16/08: Polo Sanitário Paulo Marques Rangel, Porto do Rosa, às 9h
18/08: USF Vila Lage, às 9h
19/08: USF do Rocha, às 9h
17/08: Polo Sanitário Augusto Sena, Rio do Ouro, às 9h
22/08: Polo Sanitário Washington Luiz Lopes, Zé Garoto, às 9h
24/08: USF Bocayuva Cunha, Gradim; e USF Brasilândia, às 9h
25/08: USF Jardel do Amaral, Venda da Cruz, às 9h
26/08: USFs Armando Leão Ferreira, Morro do Castro; USF Engenho Pequeno, e Robert Koch, Porto da Madama, às 9h
29/08: Polo Sanitário Hélio Cruz, Alcântara, às 9h
30/08: USF Wally Figueira da Silva, Rocha, às 9h
GRUPO E SALA DE APOIO AO ALEITAMENTO MATERNO
Independente de campanhas, a Semsa mantém, durante todo o ano, o Grupo de Apoio ao Aleitamento Materno na Clínica Municipal Gonçalense do Mutondo e uma sala de apoio ao aleitamento materno na Unidade de Saúde da Família (USF) Ana Nery, no Gradim.
Nestes locais, mamães e gestantes que precisam de ajuda e orientações sobre o aleitamento materno têm atendimento contínuo. No Mutondo, às segundas, terças, quartas e quintas, sempre das 9h às 17h. No Gradim, de segunda a sexta, das 8h às 16h.
As mães que fazem parte do grupo aprendem sobre as principais dificuldades da amamentação, recebem dicas para driblá-las e orientações – durante a gestação e no pós-parto. As mamães também recebem orientação nutricional, sobre introdução alimentar dos bebês, sobre os direitos da mãe e da criança, suporte, apoio emocional e incentivo à doação de leite materno.
Serviço
Clínica Municipal Gonçalense do Mutondo
Rua Alfredo Backer, 358, Alcântara, em frente ao 7º Batalhão de Polícia Militar.
Telefone: (21) 3857-2139
Contatos: email: aleitamento.sg@gmail.com
Instagram: @grupoapoioaleitamentomaterno
Facebook: Grupo de Apoio ao Aleitamento Materno
USF Ana Nery
Rua Sílvio Vale, 145, no Gradim.