Secretaria de Assistência Social realiza campanha no período carnavalesco
A Prefeitura de São Gonçalo, através da Subsecretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, segue reforçando o trabalho de sensibilização e conscientização da sociedade para o enfrentamento da violência contra a mulher, em especial durante o período de carnaval.
Durante o ensaio de rua da escola de samba Unidos do Porto da Pedra, realizado no Centro de São Gonçalo, profissionais da subsecretaria, em parceria com o Instituto Abraço do Tigre, distribuíram um leque informativo com os canais de atendimento disponíveis para o atendimento e apoio às mulheres.
Durante a ação, através do QR Code impresso no leque, as pessoas tiveram acesso a informações sobre dois equipamentos que fazem o acolhimento e orientação de casos de violência de gênero: o Centro Especializado de Orientação à Mulher Zuzu Angel (Ceom), situado em Neves, que oferece atendimento e orientação social, psicológica e jurídica, e a Sala Lilás, no Tribobó, responsável pelo acolhimento e escuta de mulheres que são encaminhadas para o corpo de delito.
Também está presente no material de divulgação o Disque 180, a Central de Atendimento à Mulher que oferece uma escuta qualificada para as vítimas de violência. O serviço também registra e encaminha denúncias aos órgãos competentes.
A subsecretaria também indica para denúncias a Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam), espaço especializado da Polícia Civil para atendimento da vítima em situação de violência de gênero. O Disque 190 da Polícia Militar deve ser acionado sempre que houver necessidade imediata de intervenção. O número recebe ligações de forma gratuita.
“São Gonçalo não aceita a violência contra as mulheres. A ação foi um sucesso, pois já recebemos o retorno de mulheres solicitando auxílio e estamos em atendimento. Reforçamos que as ações de enfrentamento à violência contra a mulher e a divulgação da rede de atendimento devem acontecer o ano todo, mas é fundamental que sejam reforçadas neste período festivo. Não podemos aceitar que os índices de violência sejam crescentes, o assunto não pode ser naturalizado”, disse a subsecretária Ana Cristina da Silva.
Onde denunciar:
. Disque 180 – Central de atendimento à mulher
. Disque 190 – Em situação de flagrante
. Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam) – Avenida Dezoito do Forte, 578, no Mutuá – Telefone: (21) 3119-3882
Serviços:
. Centro Especializado de Orientação à Mulher Zuzu Angel (Ceom) – Rua Camilo Fernandes Moreira, s/n, em Neves – Telefone: (21) 3758-5060 / (21) 96427-0012 – Atendimento de segunda a sexta, das 9h às 17h;
. Sala Lilás – Rua Cap. Juvenal Figueiredo, 3381, Tribobó – Atendimento de segunda a domingo, das 8h às 17h;
. Sede da Subsecretaria de Políticas Públicas para as Mulheres – Rua Dr. Porciúncula, 395, em Venda da Cruz – Atendimento de segunda a sexta, de 9h às 16h.