A terceira edição do Festival Preto Vivo de São Gonçalo, que vai acontecer no próximo sábado (02/11), apresentará este ano mais atrações musicais e oficinas culturais do que os eventos anteriores. A expectativa do festival é promover um grande encontro entre a população gonçalense e as histórias e culturas afro-brasileiras, integrando com debates e pautas da atualidade para encerrar as homenagens ao Novembro Negro, mês da Consciência Negra.
As atividades acontecerão o dia inteiro, com programação das 10h às 21h, tendo entre as principais atrações o baile charme Blackstar e a Banda Negratividade, além de apresentações de Samba, Happy, Choro e poesia. Nas rodas de conversa e minicursos, serão abordados temas como religiosidades negras, cultura, saúde da população negra, guerra às drogas, transição capilar, direitos humanos e sexualidade. Uma Feira Afro e exposições também farão parte do evento.
As comemorações do III Festival Preto Vivo de São Gonçalo se concentrarão na Praça dos Ex-Combatentes e na UERJ FFP. A organização é uma iniciativa de movimentos negros do município, do RJ é Solo Preto e Indígena e do mandato do deputado estadual Professor Josemar (PSOL).
“Valorizar a cultura negra e reconhecer a nossa história são os principais objetivos do festival. A luta contra o racismo passa por esses desafios e compreensões”, disse o deputado Professor Josemar.
CLIQUE E ACESSE NOSSO CANAL!!!
Na semana passada, o deputado teve aprovado na ALERJ, em 1ª discussão, o seu PL que cria o Dia de Luta Jovem Preto Vivo contra o genocídio da juventude negra. O projeto ganhou o nome de João Pedro Matos, adolescente assassinado dentro de casa durante operação policial em São Gonçalo.
A íntegra da programação está no Instagram do Movimento Preto Vivo (@preto.vivo).