Secretaria de Saúde fará testagem no shopping Partage nesta sexta-feira
A coordenação do Programa de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs/Aids) e hepatites virais da Secretaria de Saúde da Prefeitura de São Gonçalo vai realizar duas ações para lembrar o Dia Mundial de Combate ao HIV/Aids, comemorado no dia 1º de dezembro. Nesta sexta-feira (1º), haverá orientação sobre a doença e teste rápido no Shopping Partage, no Espaço Mais conhecimento – 2º piso, a partir das 10h.
Ainda no dia 1º, haverá atividade interna a partir das 9h para os usuários da Policlínica Gonçalense de Referência para Doenças Crônicas e Transmissíveis, na Parada 40, sobre estigma, preconceito e a importância de manter o tratamento com os antirretrovirais para as pessoas que já têm ISTs. Os pacientes participarão de um café da manhã e poderão apreciar uma exposição da Caaids com artes realizadas pelos pacientes.
A testagem rápida é importante para o diagnóstico precoce das infecções e o início do tratamento adequado. Além do HIV, há testes para hepatites virais B e C e sífilis em todos os postos de saúde (com exceção das Unidades de Saúde da Família de Neves e Colubandê), de segunda-feira à sexta-feira, das 8h às 17h (exceto feriados). Caso o gonçalense teste positivo, ele realiza outro exame mais complexo e posterior tratamento.
A Secretaria de Saúde oferece, além da testagem rápida das ISTs e o tratamento para as pessoas infectadas, outros dois procedimentos: a profilaxia pré-exposição (Prep) e a profilaxia pós-exposição (PEP); e a distribuição de preservativos – tanto masculino quanto feminino – em todos os postos de saúde.
Números – Atualmente, São Gonçalo tem 4.801 pacientes em tratamento de HIV na cidade. Este ano, 221 novos pacientes iniciaram o tratamento até outubro, sendo 40 mulheres grávidas.
Unidades com tratamentos, de segunda a sexta, das 8h às 17h
HIV:
Hepatite B e C:
Sífilis:
Locais de Atendimento da Prep (sem marcação: de segunda a sexta, das 8h às 17h)
Locais de Atendimento da PEP (sem marcação: de segunda a sexta, das 8h às 17h)
Urgência e Emergência, diariamente após 17h