Exposição reúne trabalhos de alunos de 44 escolas da rede municipal
Nesta quinta-feira (7), aconteceu, no pátio da Secretaria de Educação da Prefeitura de São Gonçalo, a 2ª Expo Ler, que apresentou o material lúdico e criativo usado pelos professores durante o ano e possibilitou a troca de experiências sobre o Projeto L.E.R (Ler, Escrever e Raciocinar). O evento contou com a participação de 44 escolas e apresentações artísticas dos alunos, mostrando a evolução na leitura, escrita e matemática durante o ano.
O projeto acontece desde o início de 2022 e atende alunos do 3º ao 5º anos que estão tendo dificuldades na leitura e na escrita, com o intuito de mitigar os efeitos negativos da pandemia de Covid-19 para a aprendizagem. Segundo a coordenadora, Danielle Costa, a Expo Ler é uma culminância de todo o trabalho feito em 2023.
“Os professores estão apresentando os materiais produzidos em sala de aula, tem essa troca importante entre os professores e entre os alunos, que ficam experimentando o material de outras escolas. Temos também apresentações de crianças que participam do projeto, que chegaram com muita dificuldade na leitura e que, agora, estão lendo com fluência”, disse a coordenadora.
Para iniciar o projeto, é necessário trabalhar a autoestima do aluno, que, muitas vezes, pode ser afetada por conta das dificuldades em sala de aula. Para isso, os professores não poupam a criatividade na hora de lecionar, montando um material único para sua turma.
“Gostaria de agradecer aos professores que trouxeram seus materiais pedagógicos para expor e trocar experiências. O trabalho feito em 2023 foi maravilhoso, é muito bom ver os alunos avançando nos conteúdos e, mais do que isso, se apresentando aqui confiantes e muito felizes”, afirmou a subsecretária de Ações Pedagógicas, Ticiane Vinhaes.