unnamed

Campanha reforça combate ao câncer de próstata e ao diabetes

 A campanha do mês de novembro na área da saúde, que ganha a cor azul, vai além do combate ao câncer de próstata. Ela também é relacionada ao Dia Mundial de Combate ao Diabetes, comemorado em 14 de novembro. A Campanha Novembro Azul reforça a importância do cuidado integral com a saúde masculina e a prevenção de doenças.

 

Por isso, os programas municipais de Atenção Integral à Saúde do Homem e de Hipertensão e Diabetes (Hiperdia) da Secretaria de Saúde da Prefeitura de São Gonçalo vão trabalhar juntos nas salas de espera das unidades de saúde durante todo o mês de novembro. 

O momento de espera para o atendimento será transformado em uma oportunidade de aprendizado com atividades educativas dentro da campanha Novembro Azul. A intenção é despertar a conscientização da população sobre a prevenção e a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, diabetes e de outras doenças.

    “A Campanha Novembro Azul é um movimento com foco especial na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata, mas também é dedicada à saúde integral do homem, ampliando o olhar para o cuidado como um todo. O importante é incentivar os homens a procurarem os serviços de saúde regularmente, rompendo tabus e preconceitos que ainda afastam muitos deles das unidades de saúde”, disse a coordenadora da Saúde do Homem, Maria Netto.  

   Rodas de conversa, palestras, aferição da glicose, medição de pressão arterial e orientações sobre hábitos saudáveis com alimentação balanceada e prática regular de atividades físicas estão no roteiro dos profissionais de saúde que vão promover os dias de conscientização e orientação. 

  “A sala de espera é um espaço importante para o diálogo com os pacientes. Aproveitamos esse momento para orientar e tirar dúvidas sobre o diabetes que, na maior parte das vezes, não apresenta qualquer sintoma e, por isso, é considerado uma doença silenciosa. No entanto, ele pode causar sérias complicações se não for controlado”, destacou a coordenadora do Hiperdia, Juliana Silva. 

   Para a subsecretária de Saúde Coletiva, Thainá Fratane, o autocuidado e a prevenção são atitudes de coragem, responsabilidade, ato de amor próprio e de respeito com a família. “O objetivo é mostrar que, além de uma vida mais equilibrada e saudável, eles precisam fazer os exames preventivos. Os homens ainda são os que menos procuram os serviços de saúde. Vamos mostrar os riscos das doenças e como podem procurar ajuda, realizar exames e ter acesso aos medicamentos”, confirmou 

    Diabetes – A doença crônica tem dois tipos: 1 e 2. Apesar da genética influenciar na incidência da doença, há fatores de risco que contribuem para o diabetes como: inatividade física, obesidade, tabagismo, dieta rica em alimentos processados e ultraprocessados e o estresse. Se não tratado corretamente, o diabetes é causa também de doenças vasculares, cardíacas, infarto do miocárdio, AVC, assim como as complicações de neuropatias e retinopatias – doenças ligadas aos nervos e olhos. A doença é diagnosticada através de exame de sangue. 

    Câncer de próstata – Também costuma ser assintomático. Por isso, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco (histórico familiar de câncer de próstata: pai, irmão e tio; raça: homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer e obesidade) ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao médico, uma vez ao ano, para realizar avaliação e, dependendo da necessidade, terem o encaminhamento para o exame de sangue PSA.

Programação

     A programação do Novembro Azul inclui, além das salas de espera das unidades de saúde, empresas e locais onde há público predominante masculino, e uma ação para toda a população no Calçadão de Alcântara (em frente ao popular prédio do relógio) no dia 18 de novembro, a partir das 10h. A abertura oficial será na sede da Secretaria de Saúde para os funcionários com palestra do Dr. Adolfo Marcelo Martins Soares, na próxima quinta-feira (6), às 10h. 

5/11 – Supermercado Supermarket, Arsenal, 9h

8/11 – Residencial Campo Belo, Marambaia, 9h 

8/11 – Quadra do Morro do Castro, 9h 

12/11 – Clínica Municipal Gonçalense Lagoinha, 9h 

12/11 – Polo Sanitário Augusto Sena, Rio do Ouro, 14h

13/11 – Empresa de Ônibus Rio Ita, Itaúna, 9h 

14/11 – Empresa Artig Group, Santa Luzia, 9h

17/11 – Empresa de ônibus Fagundes, Laranjal, 9h 

18/11 – Polo Sanitário Jorge Teixeira de Lima, Jardim Catarina, 8h 

18/11 – Polo Sanitário Washington Luiz Lopes, Zé Garoto, 9h

18/11 – Calçadão de Alcântara (em frente ao popular Prédio do Relógio), 10h 

19/11 – Clínica Municipal Gonçalense do Colubandê, 9h 

19/11 – USF Barbosa Lima Sobrinho, Porto da Pedra, 13h

19/11 – Hospital Luiz Palmier, Zé Garoto, 14h 

24/11 – Umpa Santa Luzia, 9h 

24/11 – Projeto Craque do Amanhã, 14h

24/11 – USF Badger da Silveira, Tribobó, 9h 

25/11 – Hospital de Retaguarda Gonçalense, Centro, 14h 

26/11 – USF Bandeirantes, 9h 

26/11 – Hospital de Retaguarda Gonçalense, 13h

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *