Oficinas focam na área de mobilidade urbana sustentável
Gestores e técnicos da Secretaria Municipal de Gestão Integrada e Projetos Especiais (Semgipe) da Prefeitura de São Gonçalo estão em Brasília, nesta semana, participando de capacitação sobre a estruturação de projetos financiáveis de mobilidade urbana sustentável. O município foi um dos 21 selecionados no País para participar das atividades, que têm o objetivo de garantir que as cidades saiam com os seus projetos em estágio avançado de desenvolvimento.
As equipes realizaram atividades online entre os dias 14 e 18 de outubro e, nesta semana, permanecem em Brasília até esta quarta-feira, participando de oficinas. A capacitação gratuita é ofertada pelo Ministério das Cidades, em parceria com o Programa Euroclima e GIZ, com as oficinas sendo lideradas pela Fundação Getúlio Vargas, por meio da FGV Cidades e da FGV Clima.
A segunda etapa da Requalificação Urbana e Mobilidade Ativa de Alcântara foi o projeto inscrito pela Semgipe e escolhido pelo governo federal para receber a capacitação e aprimoramento da proposta visando ao alcance de financiamento para sua implementação. A primeira etapa da requalificação de Alcântara, com recursos de R$ 12 milhões do Ministério das Cidades, já foi aprovada e deverá entrar em licitação em breve.
A capacitação faz parte da iniciativa Viabiliza, que busca contribuir com a estruturação qualificada de projetos de mobilidade urbana sustentável, ao mesmo tempo em que amplia o acesso à informação sobre programas e fontes de financiamento, públicas e privadas, nacionais e internacionais.
A Plataforma Viabiliza é uma nova ferramenta online que facilitará o diálogo entre gestores locais e fontes de financiamento.
A secretária de Gestão Integrada e Projetos Especiais, Rafaela de Santana Ribeiro, explicou que assa capacitação permitirá que gestores e técnicos consigam compreender melhor os ciclos de planejamento da implantação de um projeto de mobilidade urbana, benefícios em sustentabilidade associados e pontos de aprimoramento da proposta, visando ao alcance de financiamento para sua implementação.
“Já garantimos R$ 12 milhões para a primeira etapa das intervenções em Alcântara. Agora, o foco é a estruturação da fase final do projeto. As obras de reforma e requalificação urbana de Alcântara irão garantir melhorias para os espaços públicos da área central do bairro, que é um importante pólo comercial metropolitano. O projeto vai privilegiar o pedestre e seus deslocamentos, o ordenamento urbano, melhorando a acessibilidade nas vias e interligando os terminais rodoviários no Pátio Alcântara e o novo terminal do MUVI”, explicou Rafaela.
Fonte: PMSG