Doença está sob controle no município
Mais de 60% dos bairros de São Gonçalo estão com baixos índices de infestação pelo Aedes aegypti. No entanto, a Secretaria de Saúde orienta os gonçalenses que tiverem com sintomas graves da doença a procurarem as unidades de urgência e emergência para serem avaliados. Já aqueles que estão com os sintomas leves podem procurar qualquer posto de saúde, clínica, PAM ou polo sanitário para atendimento, mesmo que não esteja com consulta agendada. São considerados pacientes com sintomas leves da doença aqueles com febre, usualmente entre 2 e 7 dias, e que apresentem duas ou mais das seguintes manifestações: náuseas, vômitos, feridas na pele, dor muscular, dor de cabeça, dor no fundo dos olhos e manchas avermelhadas no corpo.
Os sintomas mais graves – aqueles que os gonçalenses devem buscar atendimento, preferencialmente, nas Unidades Municipais de Pronto Atendimento (Umpas) – são: dor abdominal, vômitos persistentes, a popular ‘barriga d’gua’, água no pulmão, pressão baixa, sensação de perda dos sentidos e da força muscular, cansaço, irritabilidade e sangramento das mucosas.
A subsecretária de Saúde Coletiva, Ana Cláudia Pinnas, alerta para quando o gonçalense deve procurar ajuda nas unidades de saúde. “Normalmente, a dengue começa com febre alta (39° a 40°C), de início abrupto, que geralmente dura de 2 a 7 dias. Além da febre, há fortes dores no corpo e articulações. O gonçalense só deve procurar a unidade de saúde após o terceiro dia de febre alta (acima de 38ºC), pois o exame de sangue só detecta a doença entre o terceiro e o quinto dia da infecção”, explicou.
As unidades de urgência e emergência que funcionam 24h para os casos graves são: Unidades Municipais de Pronto Atendimento (Umpas) do Pacheco, Nova Cidade e Santa Luzia; e prontos-socorros Central (PSC) e Infantil (PSI), ambos no Zé Garoto.
O Centro de Triagem (CT) ao Coronavírus, no Zé Garoto, é o local que realiza o exame de sangue dos pacientes que já têm encaminhamento médico. “Os pacientes devem passar pela consulta e ter o pedido do exame de sangue para depois seguir para o Centro de Triagem. A unidade não realiza o exame sem o encaminhamento”, alertou Ana Cláudia.
O Centro de Triagem estará aberto até sexta-feira (9), das 8h às 17h; fica fechado sábado (10) e domingo (11); e reabre de segunda (12) a quarta (14), das 8h às 13h. Após o Carnaval, a unidade funciona normalmente de segunda a sexta, das 8h às 17h.
Fonte : PREFEITURA DE SÃO GONÇALO