vacina

Foto/Divulgação

Ação conjunta integra os governos municipal, estadual e federal

A ação de bloqueio contra o sarampo começa, nesta terça-feira (08), em São Gonçalo. A iniciativa é uma ação conjunta da Prefeitura de São Gonçalo, Ministério da Saúde e Governo do Estado e vai começar pelas escolas e creches. O imunizante tríplice viral, que ainda protege contra a caxumba e a rubéola, poderá ser aplicado nos gonçalenses entre seis meses e 59 anos que ainda não estejam imunizados. 

    São Gonçalo não teve casos confirmados da doença em 2024 e neste início de ano de 2025. O objetivo da iniciativa é reforçar a vacinação contra o sarampo, bloqueando o retorno da doença. Durante os próximos meses, haverá ações específicas voltadas para diversos outros segmentos. 

     Ainda em abril, a estratégia deve vacinar profissionais da área da saúde, da rede de turismo, trabalhadores de transportes, forças de segurança e pessoas em situação de rua. A ação ainda vai atender universidades, escolas técnicas, trabalhadores da saúde e locais de grande movimentação, áreas comerciais e praças públicas. 

     A atualização da caderneta de vacinação pode ser feita em qualquer sala de vacinação durante todo o ano. As cadernetas são avaliadas pela equipe, assim como a condição clínica do paciente para a aplicação das vacinas. Além da tríplice viral, todos os outros imunizantes do Programa Nacional de Imunização (PNI) estão disponíveis.  

   Público – Nas crianças, a Tríplice Viral deve ser aplicada aos 12 meses. As crianças com mais de sete anos podem iniciar ou completar com duas doses, de acordo com a situação vacinal. Em adultos, esta vacina pode ser aplicada em duas doses até 29 anos e uma dose para as pessoas de 30 a 59 anos. Os profissionais de saúde devem tomar duas doses, independente da idade. O intervalo entre as doses deve ser de, no mínimo, 30 dias. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *