Prefeitura cria roteiros a serem percorridos por alunos da rede municipal de ensino
A Secretaria de Turismo e Cultura realizou o “2° Workshop de Turismo – São Gonçalo: conhecer para valorizar”, nesta segunda-feira (11), no Teatro Municipal. O ponto central do evento foi estimular a realização do turismo interno, através de projetos de três roteiros turísticos, além da importância do setor como gerador de emprego e de desenvolvimento local.
O workshop foi ministrado por Felipe Rocha – turismólogo, pós-graduado em Gestão Pública, guia de turismo e que agora faz parte da equipe técnica da Secretaria de Turismo e Cultura – que desenvolveu roteiros turísticos que, inicialmente, serão desenvolvidos com todas as crianças das escolas municipais.
“Não é loucura falar de turismo em São Gonçalo, temos uma história riquíssima e atrativos culturais, econômicos e ecológicos que devem ser explorados. O maior potencial de São Gonçalo é o munícipe, e sabemos que tudo que é feito com seriedade dá certo. Os roteiros turísticos incluem o Museu de Imigração na Ilha das Flores, o Centro de Tradições Nordestinas, o Mirante de Neves, a Fazenda Colubandê, as APAs de Pendotiba e do Engenho Pequeno, entre outros locais. Nossa expectativa é que em um ano todas as crianças do município conheçam esses locais. Além disso, temos projetos de longo prazo, como a formação de guias turísticos”, informou Felipe.
O workshop contou com a participação de dezenas de turismólogos, guias turísticos, gestores e interessados no segmento que destacaram a importância da iniciativa para o crescimento do setor na cidade.
“São Gonçalo necessita de muito investimento neste setor, e a realização deste workshop foi o pontapé inicial. Sou turismóloga, e fico sempre na torcida para que haja mais iniciativas com esta. Se tivéssemos mais atenção no setor estaríamos trabalhando e atuando com turismo aqui mesmo, mas infelizmente temos que procurar outras cidades para poder trabalhar. Estou ansiosa para que tudo mude, acredito que Felipe Rocha vai se dedicar muito, e vai encontrar uma saída para atualizar o desenvolvimento turístico em São Gonçalo”, disse a turismóloga Ana Cláudia Santana do Porto da Pedra.