Unidade passa a funcionar no Centro da cidade
O Núcleo de Assistência Farmacêutica da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo está em novo endereço. O espaço foi inaugurado, nesta terça-feira (31), no Centro da cidade (Travessa Jorge Soares, 157), facilitando o acesso de cerca de 5 mil gonçalenses que vão ao local mensalmente, seja para a retirada de medicamentos ou para a realização de cadastros e outros serviços. A inauguração foi prestigiada pelo prefeito Capitão Nelson.
A sede do Núcleo de Assistência Farmacêutica, que ficava na sede da secretaria, dentro do Shopping São Gonçalo, comporta os programas municipais PDA e Hiperdia, que distribui aparelhos para medição da glicose e insulinas; e de tabagismo, que entrega medicamentos para parar de fumar àqueles que fazem parte do tratamento oferecido pela secretaria em postos de saúde.
“Demos funcionalidade à farmácia e melhoramos o atendimento e locomoção para as pessoas que precisam dos medicamentos. A antiga localização era contramão para muitas pessoas, que às vezes precisavam pegar duas ou três conduções, agora estamos no Centro de São Gonçalo. A Saúde é para atender a população e é para isso que nós estamos no serviço público”, disse o prefeito Capitão Nelson.
O secretário de Saúde e Defesa Civil, Dr. Gleison Rocha, também destacou a nova localização da farmácia.
“Os pacientes estão satisfeitos com essa localização e com a facilidade de acesso. Nosso trabalho tem sido feito diariamente, com uma equipe muito boa, que trabalha em conjunto pela saúde de São Gonçalo. O importante é fazer o bem para o gonçalense, nosso objetivo é este”, disse .
O local abriga também farmácia e nutrição judicial, que distribuem medicamentos, insumos e fórmulas especiais através de mandados judiciais da cidade; além do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (Ceaf), uma parceria com o Governo do Estado, que entrega os medicamentos de alto custo. Os medicamentos da atenção básica são retirados nos polos sanitários e clínicas municipais.
“Além de atender os programas municipais com distribuição de insulinas, aparelho de medição de glicose, o núcleo atende os mandados judiciais. O espaço também é sede do polo estadual do Ceaf e da coordenação geral das farmácias da cidade. A mudança traz mais comodidade para os gonçalenses, já que a nova farmácia está no Centro da cidade. Muitos dos atendidos são pacientes debilitados e acredito que a mudança será muito importante para eles”, disse o coordenador do Núcleo de Assistência Farmacêutica, Dayllon Ruan Siqueira.
Para ter acesso aos medicamentos – tanto dos programas municipais quanto do Ceaf – os gonçalenses devem preencher os protocolos estabelecidos pela Semsa e Governo do Estado. Uma das exigências é ter o laudo médico especializado com a classificação internacional de doenças (CID) e ser morador da cidade. “Qualquer pessoa que tenha laudo com CID pode ter acesso aos remédios. Basta preencher o protocolo que o Estado estabelece e passar pela aprovação da análise técnica da equipe da SES (Secretaria de Estado de Saúde)”, explicou Dayllon Ruan.
Acompanharam a inauguração junto ao prefeito Capitão Nelson, o Secretário de Saúde e Defesa Civil, Dr. Gleison Rocha, o diretor geral da Assistência de Saúde Farmacêutica de São Gonçalo, Dayllon Ruan e o subsecretário de Atenção Especializada, Anderson Rocha. Também prestigiaram a inauguração o subsecretário de Atenção Básica, Maik Melo e representando a Câmara de Vereadores, o vereador Tião Nanci.