Saúde destaca importância de ter esquema vacinal em dia
A Coordenação de Imunização da Secretaria de Saúde e Defesa Civil da Prefeitura de São Gonçalo convoca a população para colocar o esquema vacinal em dia, aproveitando a comemoração do Dia Nacional da Vacinação, lembrado em 17 de outubro. A cidade está com todos os índices de vacinação abaixo do esperado pelo Ministério da Saúde, que é de 90% do público-alvo.
Crianças e adultos devem procurar as unidades de saúde com salas de imunização para realizar a avaliação da caderneta de vacinação. Elas funcionam de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 8h às 17h. A atualização é feita de acordo com a situação de cada pessoa. Quem perdeu a caderneta de vacinação terá a indicação das vacinas que podem ser aplicadas conforme a idade e um novo comprovante será emitido.
“Todas as vacinas estão disponíveis e podem ser administradas em um mesmo dia. A exceção é para a vacina da febre amarela, que não pode ser realizada, simultaneamente, com a vacina tríplice viral ou tetra viral para crianças com menos de dois anos. Nesses casos, deve-se respeitar o intervalo de, no mínimo, 15 dias entre as doses”, disse Thainá Fratane, coordenadora de Imunização da Secretaria.
A contraindicação da aplicação das vacinas só acontece nos casos de evolução de doenças agudas febris. O uso de antibióticos não interfere na aplicação das vacinas, que são seguras e recomendadas pelo Ministério da Saúde. “Manter a situação vacinal em dia é importante para a proteção individual e coletiva, já que evita o retorno de doenças já erradicadas”, finalizou Thainá.
Vacinas disponíveis para crianças (menores de 15 anos)
BCG (tuberculose) – ao nascer
Hepatite B – ao nascer
Pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, poliomielite e haemophilus influenzae) – 2, 4 e 6 meses
VIP (poliomielite – injetável) – 2, 4 e 6 meses
Pneumocócica (pneumonia, meningite e otite) – 2, 4 e 12 meses
Febre Amarela – 9 meses
Meningocócica C (doenças causadas pelo Meningococo C, incluindo Meningite e Meningococcemia, infecção generalizada) – 3, 5 e 12 meses
Tríplice Viral (sarampo, rubéola e caxumba) – 12 e 15 meses
Varicela (catapora) – 15 meses e aos 4 anos
Hepatite A – 15 meses
DTP (difteria, tétano e coqueluche) – 15 meses e aos 4 anos
VOP (poliomielite – gotinha) – 15 meses e aos 4 anos
HPV- 9 anos
Meningocócica ACWY – 11 a 14 anos (de forma temporária até junho 2023)
Vacinas disponíveis para adultos
De acordo com a situação vacinal anterior
DT (difteria e tétano) – Acima de 20 anos
Febre Amarela – Entre 20 anos e 59 anos, 11 meses e 29 dias
Hepatite B – Acima de 20 anos
Tríplice Viral (sarampo, rubéola e caxumba) – Entre 20 anos e 59 anos, 11 meses e 29 dias
DTPA gestante (difteria, tétano e coqueluche) – a partir da 20ª semana de gestação