Novo mecanismo dará mais eficiência à gestão pública
A partir de segunda-feira (7), os servidores da Prefeitura de São Gonçalo passam a criar seus expedientes administrativos através do Sistema Eletrônico de Informações (SEI). Por meio do link https://www.saogoncalo.
“A implantação do SEI faz parte da meta 30 do Plano Estratégico Novos Rumos, cujo objetivo é estabelecer ferramentas de gestão, monitoramento e transparência. Com o SEI, haverá a redução da produção de papel, além de mudança na logística de entrega de documentos, já que não será preciso o envio físico, economizando recursos públicos com deslocamento de servidores em órgãos que estão fora da sede da prefeitura”, disse o secretário de Gestão Integrada e Projetos Especiais, Douglas Ruas.
De acordo com portaria divulgada no Diário Oficial do dia 21 de fevereiro de 2022, a implantação dos novos assuntos administrativos no SEI se dará de forma gradativa e escalonada, conforme plano de implantação a ser definido pelo órgão gestor do SEI em conjunto com os demais órgãos e secretarias.
Os documentos administrativos relativos aos tipos de processos escalonados na 1ª ONDA poderão ser realizados de forma física concomitante ao SEI, até o dia 7 de abril. Após essa data, serão produzidos exclusivamente por meio do SEI, sendo vedada outra forma de trâmite.
O SEI, que tem como objetivo promover a eficiência administrativa, é um sistema desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) e cedido gratuitamente para instituições públicas.
A ferramenta permite a produção, edição, assinatura e trâmite de documentos dentro do próprio sistema, proporcionando a virtualização de processos e documentos, permitindo atuação simultânea de várias unidades ao mesmo tempo em um mesmo processo, ainda que distantes fisicamente, reduzindo o tempo de realização das atividades.